Publicidade

Oracle anuncia chegada do Java 19 sem suporte de longo prazo

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Setembro de 2022 às 18h20

Link copiado!

Reprodução/Java
Reprodução/Java

A Oracle divulgou uma série de novidades sobre a disponibilidade dos novos Java 19 e do Kit de Desenvolvimento Java (JDK 19) para desenvolvedores. A nova versão de uma das linguagens de programação mais populares do mundo chega seis meses após o Java 18 e um ano depois do Java 17, a versão de suporte de longo prazo (LTS) mais recente do idioma.

Desde o lançamento do Java 17, a Oracle tem se planejado para lançar versões LTS de seus programas a cada dois anos. Em outras palavras, isso significa que a próxima versão com suporte de longo prazo da linguagem será o Java 21, com lançamento previsto para setembro de 2023. Contudo, mesmo sem ser uma LTS, a versão de código aberto da JDK já está disponível.

Como funcionam os lançamentos do Java

Continua após a publicidade

A Oracle lança novas versões de sua linguagem mais famosa a cada seis meses, uma em março e outra em setembro, com o objetivo de fornecer atualizações menores e mais frequentes de seus sistemas. As versões LTS dos idiomas seguem com suporte especializado da empresa por pelo menos oito anos.

Quando a Oracle lançou o Java 17, em setembro de 2021, a maior parte dos usuários ainda fazia uso do Java 8, lançado em março de 2014. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Java Perforce, divisão de ferramentas de desenvolvimento da empresa, 37% dos usuários usavam essa versão, enquanto outros 29% usavam o Java 11, de setembro de 2018.

O que o Java 8 e o Java 11 têm em comum? Ambos são versões LTS da linguagem. A mesma pesquisa mostrou que cerca de 37% dos usuários do Java Perforce tinham planos de migrar para o Java 17 LTS. Apesar de uma amostra pequena, a Oracle estima que haja um mercado mais amplo para desenvolvedores que querem migrar para sistemas mais atualizados.

Entre as principais novidades do Java 19 estão o JEP 422 - Linux/RISC-V Port , que porta o JDK para a arquitetura Linux RISC-V de código aberto. Também chega ao idioma o JEP 425 "Virtual Threads (Preview), parte do Project Loom, um esforço de melhorias para o desempenho da linguagem em grandes aplicativos de servidor.