Publicidade

OpenAI prepara rival do Chrome com ChatGPT para você acessar a web com IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Zac Wolff/Unsplash
Zac Wolff/Unsplash

Criadora do ChatGPT, a OpenAI quer entrar no mercado de navegadores: de acordo com a agência Reuters, a empresa desenvolve um concorrente do Google Chrome com agente de IA integrado e o produto pode ser lançado em breve.

A reportagem original aponta que o navegador da OpenAI usaria uma interface inspirada no ChatGPT para comandar a navegação. Dessa forma, a pessoa poderia interagir com o chatbot para obter as informações no lugar de acessar os sites manualmente, por exemplo. 

A estratégia da empresa liderada por Sam Altman seria expandir o ecossistema de serviços na vida pessoal e profissional dos consumidores. Além disso, um navegador permitiria acesso a mais dados de usuários para veicular anúncios — uma das fontes de faturamento do Chrome, líder do mercado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale lembrar que a dona do ChatGPT recentemente confirmou a aquisição de uma startup do ex-chefe de design da Apple Jony Ive. O objetivo da parceria é incorporar a tecnologia da empresa em futuros produtos físicos.

Empresa já quis comprar o Google Chrome

A OpenAI, inclusive, já manifestou interesse em comprar o Chrome caso o Google fosse forçado a vender a plataforma por decisão judicial

Na época, o chefe de produtos da empresa, Nick Turley, depôs durante audiência e disse que uma integração entre IAs da empresa e um navegador “teria a habilidade de introduzir aos usuários o que é uma experiência focada em IA”.

O interesse não saiu do papel — o julgamento do Google ainda não terminou e representantes de outras empresas, como Perplexity e Yahoo, também disseram que tentariam comprar a plataforma caso estivesse à venda. Porém, a OpenAI parece não ter desistido de um browser integrado com inteligência artificial.

Navegadores com agentes IA podem ser nova tendência

A navegação pela web com agentes de IA deve ser uma tendência para o futuro. A própria OpenAI deu um pontapé inicial nesse sentido com o lançamento do Operator, no começo do ano — a ferramenta funciona dentro do chatbot, mas o agente usa um navegador próprio na nuvem para pesquisar e fazer compras, por exemplo.

Continua após a publicidade

Outras empresas já se movimentaram e testam navegadores com agentes de IA no mercado. A Opera anunciou o Neon, app com assistentes que ajudam em tarefas como compras e programação, ainda em fase de acesso antecipado.

Já a Perplexity entrou no segmento nesta semana com o anúncio do Comet, com navegação centrada na IA, disponível para quem estiver disposto a pagar US$ 200 (cerca de R$ 1.100 em conversão direta) por mês. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: faz sentido trocar de celular todo ano?

Fonte: Reuters

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*