O que é o K-Lite Codec Pack

Por Redação

O K-Lite Codec Pack é uma coleção de codecs de áudio e vídeo para o Windows. Com ele, é possível reproduzir arquivos em vários formatos que originalmente não são suportados pelo sistema operacional da Microsoft. O pacote pode ser baixado gratuitamente em quatro versões: Basic, Standard, Full e Mega.

O conteúdo da versão Basic está presente em todas as outras. O pacote básico vem com os formatos mais populares de áudio e vídeo, como AVI, MKV, MP4, FLV, MPEG, MOV, WMV, RMVB, MP3, FLAC e vários outros. Ele vem ainda com o LAV Video e o LAV Audio para decodificar arquivos e o DirectVobSub para decodificar legendas. No Standard, mais recomendado para o usuário médio, além do pacote básico, também vem o Media Player Classic e mais alguns formatos, como VCD, SVCD e XCD.

No pacote Full são acrescentados mais 31 componentes e ferramentas como o madVR, GraphStudioNext e alguns filtros. O Mega traz 12 componentes adicionais e algumas ferramentas mais específicas para quem trabalha com áudio e vídeo, como o identificador de codecs GSpot.

Nenhum usuário precisa instalar um pacote desse tipo no seu Windows, mas são várias as vantagens de ter um pacote de codecs no seu computador. Uma delas é que você não precisa ficar restrito a apenas alguns formatos na hora de procurar arquivos de áudio e vídeo, pois eles permitem que seu PC suporte até os mais raros deles.

Além disso, algumas das ferramentas que vêm nos pacotes valem a pena ter na máquina. O Media Player Classic, por exemplo, é praticamente um coringa. Além de ter a interface simples, o player é leve e está sempre pronto para reproduzir diversos tipos de arquivo. O K-Lite também vem com o Tweak Tool desde o pacote básico, que procura por codecs corrompidos e corrige possíveis erros.

O K-Lite é atualizado frequentemente e sua instalação é bastante simples. Caso você não queira baixar um pacote na íntegra, pode personalizar sua instalação para ficar apenas com o que interessa. Não precisa, por exemplo, baixar o Media Player Classic se você já tiver um player favorito.

Você tem alguma versão do K-Lite Codec Pack no seu computador? Conte-nos o que acha dela!