Publicidade

Mudança no Google Maps traz música no app e aba para quem usa transporte público

Por| 01 de Outubro de 2018 às 16h08

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

Uma atualização no app do Google Maps agora traz um foco maior no usuário de sistemas públicos de transporte em 80 regiões diferentes. Segundo o anúncio no blog oficial da empresa, a Google agora vai oferecer informações detalhadas e em tempo real para o planejamento de trajetos para quem anda de ônibus, metrô ou trem, como os óbvios tempo de viagem e condições de trânsito, mas também locais de parada, posição dos coletivos e alertas das administradoras de transporte.

Por meio de uma aba exclusiva para usuários de transporte público, agora será possível acessar informações em tempo real relacionadas a tráfego, indicando se será necessário planejar-se para um tempo maior de viagem por causa de algum acidente no percurso, por exemplo. Também em tempo real (mas exclusivo para usuários Android), quaisquer notificações de atrasos e mudanças serão comunicadas via notificação no smartphone.

No caso de quem usa o metrô, ainda haverá a possibilidade de saber o posicionamento exato do trem, prevenindo atrasos ou paradas imprevistas por problemas na via, o que é muito comum no Metrô de São Paulo, por exemplo. Para quem lida com viagens mistas, o Maps trará suporte a informações específicas a cada parte da jornada, com recursos de transporte público, carros particulares ou táxis colocados no mesmo planejamento.

Continua após a publicidade

Engarrafado, porém cantando

Mesmo diante de todo o planejamento feito antes de uma viagem, ainda há a possibilidade infeliz de que o usuário seja pego desprevenido e caia em um engarrafamento. Segundo dados da pesquisa Pesquisa Mobilidade Urbana na Cidade, da Rede Nossa São Paulo, o trânsito paulista ocupa, em média, 2h43 do tempo diário do cidadão.

Pensando nisso, o Google Maps também conta com um novo recurso que, ainda que seja mais para fins de entretenimento do que pela praticidade, deve aliviar a tensão do trânsito diário: o app agora conta com intercompatibilidade com os três principais serviços de música do mercado, dando suporte a controles do Spotify, Apple Music e Google Play Music sem ter que fechar a navegação do mapa.

Fonte: Google Blog; O Estado de São Paulo