Microsoft leva agentes de IA para Word, Excel e PowerPoint; confira novidades
Por João Melo | •

Aplicativos como Word, Excel e PowerPoint agora contam com agentes de inteligência artificial (IA) capazes de executar tarefas a partir de um prompt e de perguntas complementares feitas ao usuário. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (18) no Microsoft Ignite.
- Microsoft 365 Premium une apps do Office com IA e está disponível no Brasil
- IA da Microsoft ganha 'rosto' em conversas; conheça o Copilot Portrait
A Gigante de Redmond adicionou ao Microsoft 365 Copilot agentes dedicados para cada um dos aplicativos por meio do programa Frontier.
Documentos, planilhas e apresentações podem ser criados escrevendo um prompt no chat do Copilot no Microsoft 365 e respondendo às perguntas que os agentes fazem para adaptar o resultado aos objetivos do usuário.
A Microsoft destacou que os agentes podem desempenhar diferentes funções em cada aplicativo, como:
- Excel Agent: transforma dados em gráficos, resumos e insights por meio de fórmulas integradas;
- Word Agent: organiza informações complexas em documentos mais claros e acessíveis;
- PowerPoint Agent: cria apresentações com narrativa e estrutura visual.
O acesso antecipado a esses recursos já está disponível para clientes com licença do Microsoft 365 Copilot por meio do programa Frontier. Segundo a companhia, as atualizações devem chegar também a assinantes do Microsoft 365 Personal, Family e Premium.
Agent Mode adicionado ao PowerPoint
A big tech anunciou também que o Agent Mode foi expandido para o PowerPoint. Antes, o recurso estava disponível apenas no Excel e no Word — que agora tiveram suas funcionalidades aprimoradas.
O Agent Mode permite que o Copilot crie, edite e formate conteúdos de forma iterativa diretamente dentro dos aplicativos. No PowerPoint, ele poderá criar novos slides, reescrever textos, inserir tabelas e imagens e reorganizar conteúdo.
No Excel, a novidade fica por conta da pesquisa web integrada, que permite importar dados externos diretamente para pastas de trabalho. Os usuários também poderão escolher entre modelos de raciocínio da Anthropic ou da OpenAI para gerar resultados.
Já no Word, o Agent Mode agora utiliza o Work IQ para selecionar automaticamente fontes relevantes — como arquivos, e-mails e reuniões — garantindo documentos sempre atualizados e com informações precisas.
Outras novidades do Microsoft Ignite 2025
Além das novidades referentes a Excel, PowerPoint e Word, o Microsoft Ignite também trouxe anúncios importantes relacionados a recursos do Windows, como:
- Ask Copilot na barra de tarefas e no Menu Iniciar, permitindo acessar a IA e outros agentes a qualquer momento;
- Introdução do Model Context Protocol (MCP), que permite que agentes se conectem a aplicativos corporativos (LOB) e automatizem tarefas de forma padronizada;
- Adição de novos conectores de agentes, que permitem que agentes de IA acessem e manipulem arquivos com segurança, além de ajustar configurações do sistema;
- Recurso de assistência de escrita que auxilia na revisão de textos em qualquer lugar do Windows — inclusive offline nos PCs Copilot+;
- Agent Workspace, um ambiente isolado e seguro para que agentes executem tarefas sem interromper a sessão principal do usuário.
Leia também:
- Microsoft Store ganha opção para baixar vários apps de uma só vez no Windows
- Atualização do Windows 11 transforma qualquer PC em um ‘AI PC’; veja o que mudou
-
Adeus, Windows 10! 7 coisas que você precisa saber sobre o fim do suporte
VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade