Microsoft lança OS baseado em Debian Linux

Por Emerson Rezende | 11 de Março de 2016 às 20h31

A

Microsoft

, mais precisamente a sua divisão de serviços 'na nuvem' Azure, anunciou hoje que liberou uma distrubuição baseada em Debian Linux chamada SONiC - sigla para Software for Open Networking in the Cloud.

Na verdade se trata de um toolkit com vários códigos e kernel patches (entendedores entenderão...) a serem aplicados ao hardware de equipamentos chamados comutadores de rede. Basicamente, eles são responsáveis pelo controle de tráfego dos pacotes de dados (ou frames, no jargão técnico) que circulam tanto em redes internas de computadores (em empresas, por exemplo) quanto pela internet afora.

Esse movimento estratégico da criadora do Windows ataca em duas frentes principais. Ao oferecer a possibildade dos administradores de rede programar o funcionamento de um switch, ela facilita o acesso das redes administradas por esses caras ao serviço corporativo de armazenamento na internet da própria Microsoft, o Azure, o qual é gerenciado por um sistema operacional também 'feito' de

Linux

, o Azure Cloud Switch.

O outro lado dessa questão é que, por tabela, ela oferece um diferencial importante em relação aos comutadores produzidos por outros monstros da indústria como HP, Dell e Cumulus Networks, por exemplo, que possuem o costume de vender switches com sistemas operacionais fechados, conhecidos tecnicamente como 'white-box'.

Bom, apesar de ainda não haver a menor perspectiva da chegada do dia em que veremos uma versão Linux do Windows, a notícia está dando o que falar no mercado de TI.

Fonte: http://www.theregister.co.uk/2016/03/09/microsoft_sonic_debian/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.