Microsoft aposta em agentes de IA no Edge e não quer criar outro navegador
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Diante de um cenário em que os navegadores com assistente de IA integrado ganham popularidade no mercado, a Microsoft não considera criar um novo aplicativo, mas quer aumentar o papel dos agentes de inteligência artificial no Edge.
- O que é um navegador com IA e o que ele tem de diferente? Entenda
- Testamos o Comet: navegador de IA chama atenção por agentes, mas preço é impasse
Quem detalha os planos é o CEO da divisão de IA da empresa, Mustafa Suleyman, em entrevista ao site The Verge. Para Suleyman, o caminho ideal é evoluir o navegador e as ferramentas de IA já existentes para permitir que a inteligência artificial controle diretamente o app.
O app ganhou o Modo Copilot em julho deste ano, uma integração com o assistente para navegar entre as abas abertas, resumir artigos e destacar pontos importantes nas páginas. Porém, a Gigante de Redmond ainda tem planos para levar mais recursos com a tecnologia.
IA no Edge
Mustafa Suleyman explica que a MS quer colocar o Copilot no Edge como uma experiência só. “Acredito que o navegador vai evoluir para se tornar um browser agêntico”, explica. O executivo ainda destaca que a IA será capaz de realizar as mesmas tarefas que um usuário faz no Edge — abrir abas, ler textos e muito mais.
“É como ter um anjinho no seu ombro fazendo todo o trabalho duro e entediante de ler análises, comparar preços e resumir buscas, mas isso não sai de você, você pode ver esse trabalho acontecer em tempo real na sua frente”, comenta.
Suleyman ainda aborda uma discussão recente no segmento de IA sobre a queda do tráfego em sites de notícias. O executivo aponta que os agentes continuarão visitando as páginas da web, o que pode manter a audiência dos veículos. “Você pode não navegar tanto, mas sua IA vai fazer isso para você e levar tráfego a esses sites”, comenta.
Por fim, o CEO da Microsoft AI antecipa que a empresa deve trazer novos recursos para o Edge em breve.
Qual é o cenário dos navegadores de IA?
A grande tendência no mercado de navegadores em 2025 é a presença dos agentes de IA integrados. O assistente é capaz de analisar as páginas abertas, pesquisar e até fazer tarefas para você, como adicionar uma lista de compras ao carrinho.
A Perplexity já entrou no segmento com o Comet, enquanto a Opera faz testes para lançar o Opera Neon na categoria. Há também o navegador Dia, feito pela The Browser Company (recentemente adquirida pela empresa dona do Trello).
O que pode mudar o jogo é a chegada do assistente Gemini ao Chrome, anunciado pelo Google em setembro deste ano. A Gigante de Mountain View prevê mais recursos de IA em breve e deve levar o navegador mais usado no mundo para esta nova era.
Leia também:
- O que é o agente do ChatGPT? Veja como funciona a nova função de IA da OpenAI
- 6 recursos do Gemini que você precisa conhecer
- 5 ferramentas que transcrevem áudios para acelerar os estudos
VÍDEO: O "modo anônimo" NÃO te deixa anônimo
Fonte: The Verge