Software para PC identifica espécies de pássaros em segundos

Por Redação | 30.07.2016 às 08:05

A ferramenta Visipedia, em conjunto com o Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criou um aplicativo - até o momento disponível apenas para computador - que reconhece espécies de pássaros em segundos a partir de uma foto: trata-se do Merlin Bird Photo ID. Com ele, a observação de pássaros tem sido levada a outro patamar.

Para utilizar a ferramenta, o processo é simples e prático: o usuário precisa apenas carregar a imagem de um pássaro e informar a data e localização em que a foto foi tirada. Na sequência, o programa pede que sejam identificados o bico, os olhos e a cauda da ave. Em poucos segundos, o resultado aparece com outras fotos da espécie e até demonstrações de seu som, entre outras informações.

Mesmo em sua versão beta, o sistema já é capaz de reconhecer 400 aves normalmente encontradas, por enquanto nos Estados Unidos e Canadá. De acordo com Jessie Barry, do Laboratório de Ornitologia de Cornell, o aplicativo reconhece a espécie correta em 90% das tentativas e a equipe continua trabalhando para torná-lo ainda mais eficiente, além de disponibilizar uma versão para smartphones o mais breve possível.

De acordo com Serge Belongie, professor de Ciência da Computação em Cornell, “os computadores podem processar imagens de maneira muito mais eficiente do que os seres humanos. Eles podem organizar, indexar e corresponder vastos pontos e combinações visuais, como as cores das penas e o formato da espécie”.

Mesmo com o desenvolvimento da tecnologia, o aplicativo também é o resultado de muito esforço humano, que há anos segue registrando espécies e conseguido imagens a partir da observação. O banco de dados do Merlin Bird Photo ID conta com mais de 70 milhões de fotos captadas por admiradores e estudiosos de aves das mais diversas espécies existentes.

Via: Design we Need