Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Melhore fotos antigas ou escaneadas com o "Poeiras e Rabiscos" do Photoshop

Por| 14 de Maio de 2014 às 11h52

Link copiado!

Melhore fotos antigas ou escaneadas com o "Poeiras e Rabiscos" do Photoshop
Melhore fotos antigas ou escaneadas com o "Poeiras e Rabiscos" do Photoshop

Algumas fotografias são insubistituíveis, mas, infelizmente, essas mesmas fotografias geralmente são antigas, tiradas com câmeras analógicas, e a essa altura já devem ter acumulado muita poeira, riscos e rabiscos. Digitalizar essas fotos o quanto antes é sempre uma boa ideia e o Photoshop pode ajudá-lo a restaurar esses pequenos detalhes que se perdem com o tempo.

Em primeiro lugar, você póde utilizar o ajuste de níveis para corrigir o esbranquiçamento das fotos que ocorre com o tempo. Depois, você pode remover ou reduzir o danos causados pelo pó e pequenas rachaduras através do filtro "Poeira e rabiscos", tema do tutorial de hoje.

Para aprender a utilizar este recurso do Photoshop, acompanhe o passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Continua após a publicidade

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo"

> "Abrir"
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que utilizaremos neste tutorial é a seguinte:

Continua após a publicidade

A imagem escolhida para o tutorial possui alguns riscos e pontinhos esbranquiçados causados pelo tempo e nos ajudará a demonstrar o resultado do filtro.

Passo 2: acesse o recurso "poeira e rabiscos"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste de "Poeira e Rabiscos" através do comando de menu "Filtro"

> "Ruído"
> "Poeira e Rabiscos"
, (ou Filter > Noise > Dust & Scratches, se você utilizar a versão em inglês).

Continua após a publicidade

Selecionando o comando de menu "Poeira e Rabiscos" em "Filtro" > "Ruído" no Photoshop.

Passo 3: configure a aplicação do filtro na imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Poeira e Rabiscos".

Continua após a publicidade

Caixa de diálogo "Poeira e Rabiscos".

Nesta janela, será possível ajustar o filtro através das seguintes opções:

  • Raio
    (ou Radius, em inglês): diz respeito a intensidade da aplicação da redução. Quando maior o número, mais o Photoshop vai "borrar" os riscos e poeira da foto fazendo com que eles desapareçam. Se utilizar um número muito alto, o filtro começará a borrar a foto inteira, limitado apenas pelo limiar;
  • Limiar (ou Thresold, em inglês): aqui é possível definir o nível de tolerância do filtro. Quanto maior o número, em mais áreas será aplicada a redução de poeira e rabiscos, o que pode fazer com que a foto fique desfocada. O ideia é equilibrar o limiar com o raio para obter a melhor redução possível, sem tirar qualidade da foto como um todo;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualizar"
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real. Você também pode pré-visualizar o resultado do filtro na caixa de visualização embutida na janela, utilizando os botões + e - para aumentar e reduzir o zoom.
Continua após a publicidade

Dica: o ideal é manter sempre um número pequeno de raio e um número maior de limiar para preservar a qualidade geral da fotograia.

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Poeira e Rabiscos" e aplicar o filtro. Em nossa imagem de exemplo, o resultado foi este:

Para evitar a perda de qualidade, utilizamos o filtro com Raio 1 e Limiar 30, reduzindo a incidência de poeira e rabiscos, mas sem removê-los completamente.

Continua após a publicidade

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Avançado: obtenha um resultado ainda melhor aplicando "Poeira e Rabiscos" apenas nas áreas necessárias

Como você pode observar acima, precisamos reduzir a intensidade do filtro para que a qualidade geral da foto não fosse prejudicada. Esses são casos em que se pode obter um resultado ainda melhor ao aplicar o "Poeira e Rabiscos" apenas nas áreas da imagem que necessitam da correção. Dessa forma, é possível utilizar o filtro com uma intensidade maior. Para fazer isso, utilizaremos a ferramenta "Pincel do Histórico".

Selecione a “Ferramenta Pincel do Histórico”

(ou History Brush Tool, em inglês) na caixa de ferramentas do Photoshop. Caso ela não seja a ferramenta padrão no botão indicado, você pode acessá-la posicionando o mouse e segurando o clique sobre a “Ferramenta Pincel História da Arte” (Art History Brush Tool, em inglês) até surgir o menu com mais ferramentas de histórico e então selecionar o Pincel do Histórico
no menu. Você também pode usar a tecla "Y" do teclado para ativar a ferramenta (ou alternar entre as ferramentas de histórico).

Continua após a publicidade

A Ferramenta Pincel do Histórico restaura a área pincelada para um estado anterior (ou posterior) da imagem. Por exemplo, se você utilizá-la em qualquer área, aquela mesma área irá voltar para o estado que estava antes da aplicação do filtro de poeira e rabiscos. Por padrão, esta ferramenta restaura para o estado em que a imagem estava ao ser aberta, mas é possível escolher exatamente para qual estado restaurar na janela "Histórico", disponível no canto superior direito da janela do Photoshop.

No local indicado, você encontrará o botão "Histórico"

(ou History, em inglês); clique nele para abrir a paleta correspondente. Esta janela lista as últimas ações realizadas na imagem. O símbolo do Pincel do Histórico
indica o estado para o qual a Ferramenta Pincel do Histórico restaurará a imagem ao ser utilizada. Você poderá alterar o estado de origem clicando no pequeno quadrado
ao lado de cada ação realizada. O estado tanto pode ser uma ação anterior como uma ação que já foi desfeita e está após o estado atual. Em nosso exemplo, vamos desfazer a aplicação do ajuste de poeira e rabiscos clicando no estado anterior ao atual (ou pelo atalho "Ctrl + Z" do seu teclado). Então, vamos definir a referência do pincel do histórico
para o estado da aplicação do "Poeira e Rabiscos", que neste caso, utilizamos com Raio 2 e Limiar 15, para um resultado mais intenso.

Agora que a origem do pincel do histórico foi definida, é preciso ajustar o tamanho do pincel. Para isso, utilize a barra de opções de ferramenta do Photoshop localizada no canto superior esquerdo da janela do aplicativo. Aqui é possível personalizar a pincelada no "Seletor de Predefinições de Pincel"

(ou Brush Presets Selector, em inglês). Ao clicar nele, surgem duas opções: "Tamanho"
(ou Size, em inglês), que determina o diâmetro da pincelada, e "Dureza"
(ou Hardness, em inglês), que determina o esfumaçamento da pincelada. Além disso, temos a opção "Opacidade"
, para os casos em que você desejar que a restauração não seja completa e sim um meio termo entre o original e o efeito.

Na imagem de exemplo, vamos manter a opacidade em "100%". Para que a gradação entre a área com e sem o filtro seja suave, a "Dureza" deve ser 0%. O tamanho deve ser definido de acordo com a resolução da sua imagem. Procure deixar o tamanho da pincelada 30% superior ao tamanho do elemento que você quer aplicar (ou seja, os riscos ou poeiras localizados na imagem). No exemplo, o pincel foi definido neste tamanho e as pinceladas foram feitas dessa forma:

Continua após a publicidade

Aplicando Poeira e Rabiscos apenas em uma parte da imagem com o Pincel do Histórico. Os pontos isolados (3, 4) são as áreas onde você não deve pincelar, mas sim clicar uma única vez, ou dar pequenas pinceladas, de modo a evitar borrar detalhes importantes da imagem.

Com este tipo de aplicação avançada, combinando o filtro "Poeira e Rabiscos" e o "Pincel do Histórico", obtivemos o seguinte resultado:

Resultado da aplicação localizada do filtro "Poeira e Rabiscos" configurado como Raio 2 e Limiar 15.

Com os riscos e pontinhos removidos, o próximo passo para concluir a restauração da sua foto é aplicar a redução de ruído nas áreas granuladas (braço da criança) e o ajuste de níveis nas áreas esbranquiçadas (área central da foto). Todos esses recursos ficam mais eficientes se aplicados nas áreas específicas da foto, como fizemos com o "Poeira e Rabiscos".