Publicidade

Google vai proibir apps de VPN que bloqueiam anúncios na Play Store

Por| Editado por Claudio Yuge | 31 de Agosto de 2022 às 21h20

Link copiado!

Divulgação/McAfee
Divulgação/McAfee
Tudo sobre Google

O Google anunciou nesta terça-feira (30) que proibirá aplicativos de VPN disponíveis em sua loja de aplicativos do Android, a Play Store, de interferir ou bloquear publicidade. A mudança deve causar alguns problemas para diversos aplicativos, principalmente alguns que são focados em privacidade.

De acordo com o Google, a nova política entrará em vigor no próximo dia 1º de novembro, e abarcará apenas aplicativos que usam a classe base Android VPNService, e que funcionam para abrir um portal seguro no nível do dispositivo para um serviço remoto. Essas VPNs, porém, não podem "manipular anúncios que podem afetar a monetização de aplicativos".

O objetivo da nova política do Google

Continua após a publicidade

A nova política pode ter como objetivo impedir serviços de VPN que capturam dados, além de evitar fraudes de anúncios. Os termos e condições do Google Play preveem que os desenvolvedores precisam declarar o uso do recurso na listagem da loja de aplicativos, e também devem criptografar dados do dispositivo para o endpoint da VPN.

A fabricante sueca Blokada, que desenvolveu um aplicativo para bloqueio de anúncios, teme que a nova política prejudique a interação de seu software com outros aplicativos orientados à privacidade.

"O Google afirma estar reprimindo aplicativos que usam o serviço VPN para rastrear dados de usuários ou redirecionar o tráfego de usuários para ganhar dinheiro por meio de anúncios", escreveu Reda Labdaoui, gerente de marketing e vendas da Blokada, em um post no blog da empresa.

Labdaoui pondera que as mudanças de termos e condições também se aplicam a softwares que usam o serviço para filtrar o tráfego local no dispositivo. O executivo acredita que a versão mais recente do aplicativo da empresa, o Blokada v6, lançado em junho deste ano, não deve ser afetada, mas isso não vale para todas aplicações deste tipo.

Continua após a publicidade

DuckDuckGo pode ser uma vítima

Um dos aplicativos que podem ser afetados é o DuckDuckGo Privacy Browser para Android. O aplicativo é um navegador que cria um serviço de VPN local para fazer uma proteção contra rastreamento de aplicativos e bloquear conexões do servidor com o rastreador. A DuckDuckGo não acredita que seu app será afetado pela política, mas deve adequar seu software a ela.

Há alguns anos o Google já não permite que aplicativos Android bloqueiem anúncios em outros aplicativos que não sejam navegadores web. A Chrome Web Store, inclusive, tem uma diretriz que pode ser usada para banir extensões de bloqueio de anúncios, se o Google quiser tomar essa ação.