Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google terá novo recurso para ajudar vítimas de violência doméstica

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2022 às 07h00

Link copiado!

Shiwa ID/Unsplash
Shiwa ID/Unsplash
Tudo sobre Google

O Google anunciou que a partir de agora, as pesquisas com termos relacionados a violência doméstica nos Estados Unidos retornarão uma caixa de informações de contato para a National Domestic Violence Hotline (Linha Direta Nacional de Violência Doméstica dos EUA).

A busca de termos como "violência doméstica" e "namorado me bateu" gera uma caixa no topo dos resultados, que inclui o número de telefone da linha direta, um link direto para os serviços de bate-papo on-line, além de um link direto para fazer uma ligação.

A iniciativa busca ajudar as vítimas e sobreviventes a pedir assistência de uma maneira mais rápida, principalmente em casos quando há uma breve oportunidade de pedir ajuda com segurança.

Continua após a publicidade

O serviço de apoio conta com suporte de 24 horas, 7 dias por semana com assistência em inglês e espanhol, além de mais de 200 idiomas adicionais com a ajuda de intérpretes.

Além disso, os representantes também ajudam as vítimas por meio de conselhos sobre o uso seguro da internet nesses casos sensíveis, como a ocultação do histórico de busca e a criação de uma conta de e-mail alternativa.

O Google também conta com assistência para outras situações de crise nos resultados de pesquisa de termos relacionados a agressão sexual, dependência de drogas e suicídio, com informações de contato diretas para as instituições de assistência, que aparecem no topo dos resultados também.

Continua após a publicidade

Segundo a instituição, a violência doméstica afeta mais de 12 milhões de pessoas nos EUA por ano. Além disso, com a pandemia do covid-19, os fatores de risco de abuso, como estresse econômico, depressão e uso de álcool também foram exacerbados, levando a um pico no número de casos de agressão.

O recurso não é válido para o Brasil, noe tanto. Por aqui, vítimas de violência doméstica podem recorrer ao Ligue 180, serviço de assistência que registra e encaminha as denúncias aos órgãos competentes. O serviço conta com 24 horas de suporte, 7 dias por semana e a ligação é gratuita.

Fonte: Google