Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dashlane | Gerenciador de senhas e carteira digital abre código de apps mobile

Por| Editado por Claudio Yuge | 06 de Fevereiro de 2023 às 21h40

Link copiado!

Divulgação/Dashlane
Divulgação/Dashlane

A Dashlane começou esta semana abrindo o código-fonte de seu aplicativo de gerenciamento de senhas e carteira digital para iOS e Android. A medida, segundo os responsáveis pelo serviço, vem para trazer maior transparência sobre o funcionamento da solução, além de contribuir para um trabalho colaborativo envolvendo a plataforma.

O principal foco, segundo os responsáveis, é permitir que os códigos sejam analisados e auditados por especialistas em busca de vulnerabilidades de segurança e outras explorações possíveis. Quando se fala em um app com tal caráter, esse é um elemento fundamental que, o Dashlane espera, vai ajudar a contribuir para ampliar a confiança na solução.

Ao mesmo tempo em que ocorre a busca por falhas, os responsáveis também esperam trabalhar com a comunidade em prol de melhorias para a solução. Principalmente quando se pensa no gerenciador de senhas, a liberação vem em um momento delicado, depois que o LastPass, um dos principais nomes da indústria, se viu envolvido em uma série de questionamentos e falhas de segurança entre o final do ano passado e o início deste ano.

Continua após a publicidade

Segundo o Dashlane, os códigos-fontes serão atualizados no GitHub a cada três meses, um prazo que pode ser menor caso os processos internos relacionados à colaboração seja acelerado. Além disso, a empresa ressalta que, nessa etapa inicial, contribuições diretas de códigos não serão aceitas, mas sim colaborações e sugestões de funcionalidades, medidas e correções que possam ser aplicadas às soluções mobile.

Além disso, a abertura do código vale apenas para as versões do aplicativo para Android e iOS. As edições do Dashlane para Windows e macOS seguem fechadas, sem indicativo de liberação, assim como desenvolvimentos relacionados aos servidores da plataforma, que armazenam senhas salvas no gerenciador e outros elementos de segurança relacionados à solução e também à carteira digital. Por outro lado, a companha já adiantou que sua extensão para navegadores deve ser a próxima a ter o código aberto.

Os interessados podem acessar o código do Dashlane por meio da página do projeto no GitHub. Ele está disponível com uma licença Creative Commons não comercial, que permite o compartilhamento e a redistribuição, assim como a construção de elementos em cima da base original, desde que os frutos disso não sejam comercializados e contenham os devidos créditos.

Fonte: Dashlane