Explore a Lua com o Google Earth

Por Dimitri Pereira

Para navegar pela Lua através do Google Earth e ter acesso a todas as informações relacionadas, você precisa conhecer alguns mecanismos usados pelo programa. Preparado?

Passo 1. Acesse o Google Earth e clique no ícone de um planetinha com um anel na barra superior da tela.

Passo 2. Das opções existentes, clique em Lua. Você notará que, além dela, você pode explorar o céu ou Marte também.

lua google earth

Passo 3. O Google Earth então carregará a imagem do nosso satélite natural inteiro, e você poderá começar a exploração pelo painel esquerdo dando zoom e caminhando por ele.

lua google earth

Passo 4. No mapa existem várias marcações que registram os vários acontecimentos ocorridos desde o início da exploração espacial. Você pode clicar em "Mapas Históricos" no menu à esquerda e um filtro mostrará os mapas usados pela Nasa na preparação das missões Apollo.

lua google earth

Passo 5. Na opção "Artefatos Humanos" do Menu da esquerda, você encontrará todas as sondas e espaçonaves que foram enviadas à Lua. Uma subcategoria se abre com as 6 potências que já enviaram missões espaciais ao nosso satélite natural: Estados Unidos, Rússia, China, União Europeia, Japão e Índia. Clicando em qualquer um deles irá aparecer uma outra lista com cada uma das sondas. Clicando sobre qualquer sonda ela será mostrada na localização geográfica da Lua.

lua google earth

Passo 6. Nas "Missões Apollo" do menu à esquerda, você pode escolher qualquer uma delas. O Google Earth exibirá então fotos e vídeos relacionados "a essa exploração". Clicando em "Zoom in" você pode visualizar os modelos em 3D desses módulos lunares que já pousaram na Lua.

lua google earth

Passo 7. Você pode explorar todo o espaço local dos pousos das sondas e naves usando os controles do mouse da mesma forma que navega por ruas no Google Street View.

Passo 8. Nas "Missões Apollo" você pode também acessar os vídeos referentes à exploração no Youtube. Pode também visualizar fotos tiradas pelos próprios astronautas do ambiente lunar. As fotos e vídeos do Youtube estão sinalizadas com ícones em sua posição geográfica, basta clicar sobre eles.

lua google earth

Passo 9. Em "Passeios Guiados", que é uma opção bem interessante, o usuário pode acompanhar, por exemplo, a histórica missão Apollo 11 com a narração do segundo homem a pisar na Lua, Edwin Buzz Aldrin e do escritor Andrew Chaikin.

lua google earth
Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!