Confirmado: Adobe Flash Player será aposentado de vez em 2020
Agonizando há pelo três anos, o Flash Player finalmente ganhou uma data oficial de morte. A Adobe publicou que o complemento deixará de ser atualizado e distribuído em 31 de dezembro de 2020.
- Firefox 84 removerá de vez compatibilidade com Adobe Flash
- Chrome 76 traz bloqueio automático de Flash e novos recursos de segurança
- Saudades dos jogos em Flash? Programa libera 38 mil títulos gratuitamente
Em 2017, a empresa anunciou que ofereceria suporte ao plugin para navegadores até o final de 2020 e, ao que tudo indica, levou a promessa a sério. Com o Flash já em desuso na época, o prazo permitiu que desenvolvedores, anunciantes e webmasters migrassem suas ferramentas e conteúdos para outras tecnologias mais modernas, como o HTML5.
A Adobe informou que removerá os links para baixar o programa no último dia de 2020 e já recomenda que os usuários não façam o download de outros sites — vale lembrar que, com o fim do suporte, o Flash não receberá mais atualizações de segurança.
Outra medida da empresa é que os usuários remanescentes receberão uma notificação para desinstalar o programa de seus computadores. A Adobe anunciou ainda que os conteúdos em Flash terão sua execução bloqueada no programa.
Versões atualizadas dos principais navegadores já desativaram a execução automática do complemento, exigindo a confirmação por parte do usuário para ativá-lo quando necessário.
Fonte: Adobe
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.