Como ler e tocar partituras no computador
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco | •

A tecnologia pode ser uma grande aliada para quem deseja se aventurar no universo da música digital, e um aplicativo recomendado para essa tarefa é o MuseScore: ele tem código aberto, é gratuito e permite ler e tocar partituras no computador.
Além disso, o software é projetado para os usuários criarem suas próprias composições e salvá-las em diversos formatos. Para tornar tudo mais acessível, a interface do MuseScore é bem simples e intuitiva — ideal para iniciantes.
Fontes de arquivos suportadas pelo MuseScore
Como mencionado, o MuseScore é compatível com uma série de formatos que permitem ao usuário carregar seus arquivos na plataforma para reproduzir, editar e compartilhar a criação com quem quiser.
Confira abaixo uma lista com as extensões suportadas pelo MuseScore por categoria:
- Formatos nativos e arquivos de backup: MSCZ e MSCX;
- Impressão e leitura (somente exportação): PDF, PNG, PostScript e SVG;
- Audição (somente exportação): WAV, FAC e Ogg Vorbis.
- Formatos universais com outros apps de música: MusicXML, MusicXML compactado, MIDI,LilyPond, MuseData, Capella, Bagpipe Music Writer, BB e Overture.
Se a extensão da sua partitura não estiver presente na lista de compatibilidade, é recomendado aprender como converter o seu tipo de arquivo para torná-lo legível por parte do software.
Como ler e tocar partituras no PC
Antes de ler e tocar partituras no computador através do MuseScore, é necessário baixar o aplicativo pelo Muse Hub. Essa suíte de apps, que também conta com o Audacity e o Staffpad, é o meio para fazer o download do software voltado para composições musicais.
O processo é simples e pode ser feito em poucos passos. Siga as instruções abaixo:
- Baixe o Muse Hub (Windows);
- Clique em “MuseScore” na seção apps para baixar o software;
- Abra o MuseScore e clique em arquivo, no canto superior direito;
- Clique em “Abrir” e selecione o arquivo desejado;
- Clique no botão de reprodução na barra superior.
Você também pode usar o MuseScore para editar elementos básicos de uma notação musical, como assinatura de tempo, clave, notas e ritmo, além de formatar elementos gráficos do conteúdo no melhor estilo Word — incluindo cores, espaçamento, estilo, tamanho e cor de fonte.
Agora, se você estiver precisando de uma ajuda extra para tirar uma canção do papel, vale a pena conhecer o MusicGen: uma IA da Meta que transforma texto em música. Veja também dicas de IAs para criar melodias que você pode testar sozinho.