Como conferir histórico e como recuperar edições no Docs
Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 11 de Junho de 2020 às 15h00
Escrever um artigo grande sozinho ou em conjunto no Google Docs pode ser uma tarefa complicada. Se você fez alguma alteração muito grande, mas gostaria de ter acesso a uma versão anterior do mesmo documento sem perder o atual, saiba que a plataforma do Google tem essa possibilidade.
Utilizando o menu superior da plataforma, os usuários podem ter acesso a versões anteriores do documento, renomeá-las e restaurá-las. Além disso, ainda é possível salvar a versão antiga como um novo documento do Google Docs para não perder as edições da versão atual.
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Confira neste tutorial como acessar o histórico de edições do Google Docs e recuperar versões antigas dos documentos que você editou:
Google Docs: como acessar histórico de edições
Passo 1: abra o documento que você quer conferir o histórico e, no menu superior, clique em "Arquivo". Com o menu aberto, clique em “Histórico de versões” e selecione a opção "Ver histórico de versões". Você ainda pode acessar esta opção utilizando o atalho "Ctrl + Alt + Shift + H".
Você também pode clicar na opção “Abrir o histórico de versões”, ao lado do item “Ajuda” no menu superior.
Passo 2: o menu “Histórico de versões” será aberto na lateral direita do documento. Lá você poderá verificar qual versão você quer acessar através do autor, data e o horário da edição.
Passo 3: para nomear uma versão, clique no ícone “Três pontos” e selecione a opção “Nomear esta versão”.
Passo 4: para não perder a versão atual, você pode criar um novo documento no Google Drive com a versão antiga. Para fazer isso, basta apenas clicar no ícone de “Três pontos” e clicar em “Fazer uma cópia”.
Passo 5: dê um nome a este novo documento, selecione qual pasta do Drive ele será armazenado e clique em “Ok” ao finalizar. Você pode compartilhar este documento marcando a opção “Compartilhar com as mesmas pessoas”.
Passo 6: se você quer restaurar a versão antiga e torná-la a versão atual, selecione-a no menu lateral e clique em “Restaurar esta versão” no canto superior esquerdo.
Passo 7: para confirmar que você quer mesmo realizar esta ação, clique em “Restaurar”.
Passo 8: uma notificação no canto superior do documento irá informar que a versão foi atualizada.
Pronto! Agora você pode acessar, restaurar, renomear e até mesmo criar um novo documento com a versão antiga que você editou no Google Docs.