Aprenda a trabalhar com arquivos do Microsoft Office no Google Docs

Por Sérgio Estrella

O Google Docs é uma suite de produtividade que a cada ano ganha mais e mais adeptos. Assim como o Microsoft Office, o Docs permite a criação de documentos de texto, planilhas, apresentações e até formulários e desenhos.

Mas a grande diferença em relação ao pacote da Microsoft é a sua execução na nuvem. Isso significa que todos os aplicativos de produtividade do Google funcionam online, direto no navegador, ou seja, não é necessário instalar qualquer programa em seu computador e mesmo seus arquivos podem ser acessados de qualquer lugar após logar na sua conta Google. Outra "pequena" diferença é que o Google Docs é grátis.

No entanto, se você tomou a decisão de migrar para o Google Docs, o que fazer com todos aqueles arquivos criados no Word, Excel e PowerPoint? E pior, como trabalhar com seus clientes e parceiros que ainda utilizam o Office? Hoje vamos aprender a salvar arquivos do Google Docs nos formatos padrões do Microsoft Office 2007 e superior, assim como editar arquivos criados no Office diretamente no Google Docs. Acompanhe nosso tutorial abaixo e descubra:

Passo 1: acessando o Google Docs

O Google Docs é um serviço online, portanto não é necessário fazer nenhuma instalação, seja seu computador um PC, Mac ou Linux, apenas acessar o site do serviço. O Google Drive é o local onde ficam armazenados os arquivos criados nos aplicativos do Google Docs, além dos arquivos enviados para o disco virtual. Ele é a página inicial e a partir dele iremos abrir arquivos salvos ou criar arquivos novos do zero, além de subir arquivos armazenados no computador.

A primeira tela a que você será apresentado é a de login na conta Google. Se você não possuir uma conta Google, poderá criar uma a partir desta mesma tela, clicando no link "Criar uma conta". Se já tiver uma conta, basta entrar com seu login e senha e clicar sobre o botão "Fazer login".

Você será levado à página inicial do painel do Google Drive. Esta tela lista todos arquivos salvos pelo Google Docs, arquivos compartilhados com você por outros usuários e uploads.

Home Google Docs

Acessando o Google Drive e visualizando sua lista de arquivos criados no Google Docs.

Para iniciarmos o tutorial, abra um arquivo existente ou crie um novo arquivo a partir do botão "Criar", selecionando em seguida o tipo de arquivo desejado.

Salvando documentos de texto no formato Word (.docx)

Embora a suíte como um todo seja conhecida como Google Docs, este nome se refere especificamente ao aplicativo de criação de documentos do Google, similar ao Microsoft Word. Ele possui todos os recursos básicos do Word, além de vários recursos avançados que muitos usuários já estão habituados.

Google Docs Word

Salvando o documento do Google Docs no formato do Microsoft Word (.docx).

Após criar ou abrir o documento desejado, vamos convertê-lo para o formato do Office acessando o menu "Arquivo" , em seguida deslizando o mouse para a opção "Fazer download como" Tutorial Símbolo 2 e por fim clicando sobre o formato desejado, "Microsoft Word (.docx)" Tutorial Símbolo 3. O aplicativo lançará uma caixa de diálogo para salvar o arquivo no seu computador com o novo formato. Agora é só utilizá-lo no Word ou enviar para outro usuário que utilize o editor de textos da Microsoft.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3

Salvando planilhas no formato Excel (.xlsx)

O aplicativo de planilhas do Google Docs é conhecido como Google Sheets. Ele possui todos os recursos básicos do Excel, além de dezenas de recursos avançados já conhecidos pelos usuários do programa da Microsoft.

Google Docs Excel

Salvando a planilha do Google Sheets no formato do Microsoft Excel (.xlsx).

Após criar ou abrir a planilha desejada, vamos convertê-lo para o formato do Office acessando o menu "Arquivo" , em seguida deslizando o mouse para a opção "Fazer download como" Tutorial Símbolo 2 e por fim clicando sobre o formato desejado, "Microsoft Excel (.xlsx)" Tutorial Símbolo 3. O aplicativo lançará uma caixa de diálogo para salvar o arquivo no seu computador com o novo formato. Agora é só utilizar no Excel ou enviar para outro usuário que utilize o software de planilhas da Microsoft.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3

Salvando apresentações no formato PowerPoint (.pptx)

O Google Slides é o aplicativo de criação de apresentação de slides do Google Docs. Ele possui os principais recursos do PowerPoint, além de várias outras opções básicas e avançadas conhecidas pelos usuários da Microsoft. O Google Slides permite até mesmo exibir as apresentações em tela cheia sem sair do navegador.

Google Docs PowerPoint

Salvando a apresentação do Google Slides no formato do Microsoft PowerPoint (.pptx).

Após criar ou abrir a apresentação de slides desejada, vamos convertê-lo para o formato do Office acessando o menu "Arquivo" , em seguida deslizando o mouse para a opção "Fazer download como" Tutorial Símbolo 2 e por fim clicando sobre o formato desejado, "Microsoft PowerPoint (.pptx)" Tutorial Símbolo 3. O aplicativo lançará uma caixa de diálogo para salvar o arquivo no seu computador com o novo formato. Agora é só utilizar no PowerPoint ou enviar para outro usuário que utilize o criador de apresentações da Microsoft.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3

Convertendo arquivos do Office para o formato do Google Docs

Agora que aprendemos a converter os arquivos criados no Google Docs para o formato do Microsoft Office, vamos descobrir como fazer o processo inverso, ou seja, converter os arquivos do Office no formato do Docs. Para isso, acesse a página inicial do Google Drive e localize o botão "Fazer upload" , representado por uma seta para cima.

Tutorial Símbolo 1
Upload Google Docs

Fazendo upload de arquivos para o Google Drive.

Clique sobre o botão "Fazer upload" para iniciar o processo. Você será apresentado à janela "Configurações de upload":

Converter para Google Docs

Caixa de diálogo "Configurações de upload", onde poderemos ativar a conversão.

Esta janela possui algumas configurações relevantes para o processo de upload de arquivos para o Google Drive. A opção que procuramos é "Converter documentos, apresenações, planilhas e desenhos em Documentos Google nos formatos correspondentes" . Também há duas outras opções, uma para converter textos presentes em imagens e PDFs em textos editáveis e outra para fazer com que esta janela apareça sempre que um upload for feito. Deixe a opção Tutorial Símbolo 2 marcada para converter os arquivos do Office e clique sobre o botão "Iniciar upload" Tutorial Símbolo 3. Isso fará com que uma janela de seleção de arquivos no computador seja aberta. Aqui você poderá escolher um ou mais arquivos criados no Microsoft Word, Excel e/ou Power Point para que sejam convertidos.

Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3

Assim que escolher os arquivos e enviá-los, será aberta uma pequena janela no canto inferior direito da tela mostrando o progresso do upload e conversão dos arquivos. O tempo deste processo costuma ser curto, mas pode variar de acordo com o tamanho e complexidade do arquivo, assim como a velocidade da sua conexão.

Assim que o processo for encerrado, os arquivos convertidos aparecerão na tela inicial do Google Drive e poderão ser abertos pelos aplicativos do Google Docs como se tivessem sido criados por eles. Você poderá fazer modificações nestes arquivos e salvá-los novamente no formato do Office, repetindo o processo quantas vezes desejar.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.