Como ativar ou desativar o microfone do notebook

Como ativar ou desativar o microfone do notebook

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Novembro de 2021 às 08h00
Mockup: Graphberry

Existem inúmeras situações em que é necessário ativar ou desativar o microfone do notebook, especialmente quando o assunto é segurança. Existem casos em que alguns malwares podem assumir o controle do hardware e captar algumas informações, mesmo que você não esteja usando ele.

Mas também existem casos em que você só quer mutar o microfone em uma videoconferência. Independentemente do motivo, saiba que isso pode ser feito no Windows ou no Macbook de forma extremamente rápida e prática. Confira abaixo mais informações!

Como ativar ou desativar o microfone do notebook Windows

Este procedimento foi realizado em um PC com Windows 11, mas os passos funcionam de forma similar para o Windows 10.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Acesse a aba “Microfone” nas “Configurações” do Windows

Depois de abrir a aba de “Configurações” do Windows, acesse a opção “Privacidade e segurança” no menu esquerdo e clique em “Microfone”.

Acesse a aba de "Configurções" do Windows, selecione "Privacidade e segurança" e clique em "Microfone" (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Ative ou desative o microfone no Windows

Feito isso, ative ou desative o acesso ao microfone. Caso queira, veja e escolha quais apps poderão usar o microfone do seu notebook.

Na aba seguinte você pode ativar ou desativar o microfone do notebook Windows (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Como ativar ou desativar o microfone do MacBook

Acesse a aba “Som” em “Preferências do sistema”

Abra a aba “Preferências do Sistema” em seu MacBook e clique em “Som”.

Acesse a aba "Preferências do Sistema" e clique em "Som"(Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ative ou desative o microfone no macOS

Acesse a aba “Entrada” no canto superior, localize o item “Volume de saída” e marque ou desmarque “Mudo” para ativar ou desativar o microfone do notebook.

Marque ou desmarque a opção "Mudo" para ativar ou desativar o microfone do MacBook (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Como ativar ou desativar o microfone do notebook pelo teclado

Caso você queira ativar ou desativar o microfone usando um atalho do teclado, a opção é instalar em seu PC o programa MicMute.

Com o programa instalado, o comando padrão para executar essa ação é "Ctrl + Alt", mas, se desejar alterá-lo, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone de "Microfone", selecione "Setup shortcut" e insira um novo atalho de sua preferência.

Instale o programa MicMute para ativar ou desativar o microfone do notebook pelo teclado (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Como ativar ou desativar o microfone do notebook no Google Meet

Para ativar ou desativar o microfone do notebook enquanto estiver em uma chamada no Google Meet, utilize o ícone de "Microfone", ou o atalho "Ctrl + D" (Windows) e "Cmd + D" (macOS).

Utilize o comando indicado para ativar ou desativar o microfone no Google Meet (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Como ativar ou desativar o microfone do notebook no Zoom

Para ativar ou desativar o microfone do notebook enquanto estiver em uma chamada no Google Meet, utilize o ícone de "Microfone", ou o atalho "Alt + A" (Windows) ou "Opt + A" (macOS).

Utilize o ícone indicado para ativar ou desativar o microfone no Zoom (Imagem: Matheus Bigogno/Captura de tela)

Pronto! Agora você pode ativar ou desativar o microfone do notebook de diversas maneiras diferentes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.