Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como acionar o modo escuro em navegadores e sistemas operacionais

Por| 02 de Abril de 2019 às 22h10

Link copiado!

Como acionar o modo escuro em navegadores e sistemas operacionais
Como acionar o modo escuro em navegadores e sistemas operacionais

Grande parte dos softwares mais populares já começaram a oferecer os chamados “modo escuro” ou “modo noturno” em suas atualizações mais recentes. A versão "dark" dos layouts desses programas podem ajudar em duas coisas distintas: a primeira é que, se você trabalha até tarde, ter um modo noturno em seus softwares reduz o desconforto em seus olhos; o outro ponto é que uma tela mais escura também pode ajudar a segurar a bateria do seu aparelho por mais tempo, a depender da tela do seu device.

Então, para ajudá-lo a descobrir como acionar e configurar o modo escuro nos programas que já oferecem essa possibilidade, preparamos uma listinha ensinando o passo-a-passo em sistemas operacionais e navegadores.

Windows 10

A primeira coisas a se saber é que o Windows tem efetivamente um dark mode para chamar de seu. Ele modifica as barrinhas do sistema e todos os menus de configuração. Contudo, há outros modos de ter o mesmo efeito sem colocar o programa totalmente no modo escuro.

Continua após a publicidade

A primeira opção é simplesmente mudar o papel de parede de seu sistema operacional para algo mais escuro. Isso porque o Windows 10 tem um mecanismo que automaticamente modifica todos os menus de acordo com a paleta de cores do seu wallpaper.

Outra opção é colocar o programa em modo escuro “na mão”. Para isso:

  • Vá em Configurações;
  • Selecione Personalização;
Continua após a publicidade
  • Nesta aba, clique em Cores;
  • Desça até “Escolher o modo de aplicativo padrão” e selecione “escuro”.
Continua após a publicidade

macOS

A Apple adicionou também na última versão do Mojave um modo escuro que não só afeta as configurações, mas também alguns apps nativos do sistema operacional.

Para isso:

  • Vá nas Preferências do Sistema;
  • Clique em Geral;
  • Na primeira linha, já há opção para modo escuro para selecionar.
Continua após a publicidade

Navegadores

Se você selecionou o modo escuro de seu sistema operacional no Windows ou no macOS, automaticamente o Firefox ou o Chrome já também mudarão o esquema de cores para os tons mais escuros. Contudo, se isso não acontecer de maneira automática como deveria, você pode configurar seus navegadores para tal.

Chrome

Continua após a publicidade

A Google ainda está testando uma versão que traga o o dark mode nativo para seu navegador, mas é possível já burlar isso usando um dos temas disponíveis. Você pode ir à Web Store e escolher, entre todos os temas que há por lá, um mais escuro que lhe possa agradar os olhos.

Para isso:

  • Vá nas Configurações do navegador, busque o setor Aparência e clique em “Abrir a Chrome Web Store”;
Continua após a publicidade
  • Lá, escolha o layout que mais lhe agradar e clique em “Adicionar ao Chrome”.
  • A sugestão para um tema escuro bacana seria o Just Black, que apenas escurece sem mudar formato do navegador.

Firefox

  • Vá em Personalizar no menu do canto superior direito;
  • Nesta opção, vá em Temas, no menu inferior, e selecione o escuro.
Continua após a publicidade

Mobile

Depois de ter configurado seu computador para exibir o modo escuro, é hora de fazer o mesmo em seu smartphone ou tablet.

iOS

Continua após a publicidade

O iOS ainda não tem uma versão totalmente dark de seus sistema operacional, mas há um modo chamado de “invert color”, o qual cria uma versão em foto negativa do seu device. Claro que você não gostaria que tudo ficasse assim. Por conta disso, a Apple agora apresentou um modo inteligente disso que modifica as cores de apenas parte do sistema.

Para isso, vá em:

  • Ajustes, depois toque em Geral, Acessibilidade, por fim em Adaptações de Tela;
  • Aqui, você verá a opção Inverter Cores. Dentro dela, ative a opção Inversão Inteligente, que inverte as cores da tela, exceto para imagens, mídias e alguns apps.

Com Isso, seu aparelho pode ter configurações que machucam menos os olhos durante a noite. O modo escuro nativo do iOS deve chegar na próxima grande atualização, com o iOS 13.

Continua após a publicidade

Android

O sistema operacional da Google conta com um modo escuro apenas na versão Android 9 Pie. Portanto, se você já tem este sistema em seu smartphones, basta acessar as Configurações, procurar por Tela e ali acionar o modo escuro.