ChatGPT Atlas é o rival do Chrome com IA que interage com sites por você
Por Bruno De Blasi | •

A OpenAI estreou, nesta terça-feira (21), o seu novo navegador: o ChatGPT Atlas. O lançamento integra as funções de IA do chatbot e até navega na web por você através do modo agente.
- 8 formas inesperadas de usar o ChatGPT no dia a dia
- Como usar o ChatGPT como buscador padrão no Chrome
O Atlas segue a mesma proposta do Comet, da Perplexity, Opera Neon e do Dia, que prometem uma experiência aprimorada com auxílio de inteligência artificial ao usar redes sociais, fazer buscas e acessar demais sites.
Parte do diferencial é oferecido pelo botão “Ask ChatGPT”, que abre uma barra lateral com o chatbot para enviar prompts sobre diversos assuntos ou relacionados à página em exibição.
Em um exemplo, a empresa mostra uma loja online aberta com uma pergunta para verificar se o tênis à venda é bom para maratonas. Ao enviar a questão, a plataforma analisou as informações da página em exibição e trouxe as explicações geradas por IA.
A aba ainda oferece o acesso ao modo agente. Ao habilitá-lo, o browser consegue interagir com as páginas abertas de maneira autônoma para fazer pesquisas ou compras. Tudo isso, claro, sob o controle do usuário, que consegue impedir ações indesejadas.
Essa opção, no entanto, está disponível apenas em uma prévia para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Business.
Histórico inteligente
O ChatGPT Atlas oferece, ainda, um recurso de memória para sites acessados. Com a função, o navegador registra o histórico com um contexto que pode ser explorado até mesmo através de prompts.
No lançamento, a OpenAI exemplificou que é possível digitar “abra as decorações de Halloween que eu estava procurando na semana passada” dentro do histórico. Na sequência, o app acessa novamente os sites em novas guias, sem a necessidade de procurar as páginas ou abri-las manualmente.
Além disso, ao selecionar textos em e-mails, convites de calendários ou documentos, o programa mostra um indicador flutuante para acessar o ChatGPT com um único clique.
Demais recursos ficam pelas buscas inteligentes e opções de customização, que permite escolher as cores do Atlas. Também há uma opção para impedir que o ChatGPT tenha acesso aos sites acessados, a fim de garantir mais privacidade.
Apenas para Mac
O ChatGPT Atlas está disponível para todas as contas, mas alguns recursos são exclusivos para assinantes dos pacotes Plus e Pro. Usuários da modalidade Business também conseguem utilizar a novidade desde que autorizado pelo administrador.
Além disso, o aplicativo foi liberado apenas para macOS neste primeiro momento. Segundo a OpenAI, as versões para Windows, iOS e Android “chegarão em breve”.
Para baixar, basta acessar o site da OpenAI (chatgpt.com).
Confira outras matérias do Canaltech:
- Do mais barato ao mais caro: o que muda nos planos do ChatGPT?
- 6 GPTs que vão mudar a forma como você usa o ChatGPT
- 6 novidades do GPT-5 que você precisa testar no ChatGPT
VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?