Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Build 2020: Project Reunion unificará os apps para Windows de uma vez por todas

Por| 19 de Maio de 2020 às 21h30

Link copiado!

Build 2020: Project Reunion unificará os apps para Windows de uma vez por todas
Build 2020: Project Reunion unificará os apps para Windows de uma vez por todas
Tudo sobre Microsoft

Durante o primeiro dia da Build 2020 - convenção de desenvolvedores do ecossistema Microsoft - a empresa trouxe números gigantes: as pessoas estão gastando mais de 4 trilhões de minutos no Windows 10 por mês, para trabalhar, aprender e conectar-se - um aumento de 75% ano a ano. Além disso, há cerca de 1 bilhão de dispositivos ativos mensais rodando a versao atual do seu sistema operacional.

De olho nesses números gigantescos - e na chegada do Windows X - a Microsoft aposta no Project Reunion para, finalmente, fazer com que os aplicativos sejam executados de forma integrada em desktops, smartphones e tablets. Ou seja, o desenvolvedor precisará criar apenas um app para rodar em todos esses dispositivos.

Como o Project Reunion funcionará

A ideia da Microsoft é unificar os aplicativos da área de trabalho (win32) e os apps da Plataforma Universal do Windows (UWP, na sigla em inglês. Esse trabalho já vem sendo feito há alguns anos, mas, só agora ele ganha um norte mais definido, sob o nome de Project Reunion. A ideia dessa ação é fazer eliminar as diversas nomenclaturas desses apps que passarão a chamar apenas de "aplicativos do Windows".

Continua após a publicidade

“A idéia por trás do Project Reunion é que ele permita aos desenvolvedores criar um aplicativo Windows e atingir os mais de 1 bilhão de dispositivos que utilizam o sistema operacional ”, explica Rajesh Jha, vice-presidente executivo do Grupo de Experiências e Dispositivos da Microsoft ao site The Verge. "Estamos reunindo o poder combinado do win32 e do UWP para que os desenvolvedores não precisem mais escolher entre um e outro. Isso porque estamos unificando essas APIs existentes e, de alguma forma, separando-as do sistema operacional".

Para facilitar a criação de um app único para todas as platafomas Windows, a Microsoft está unificando as APIs, win32 e UWP. A partir daí, essa nova API será inserida nos aplicativos e as APIs antigas serão dissociadas do Windows. "Ao desacoplarmos as APIs existentes e adicionarmos novas APIs, também estamos fazendo o trabalho de refinamento, para que as APIs trabalhem em níveis inferiores, mais precisamente nas versões suportadas do Windows", afirmou Kevin Gallo, diretor da plataforma de desenvolvedores do Windows na Microsoft.

Em outras palavras: esse processo significa que os desenvolvedores agora podem criar um aplicativo do Windows que aproveita os recursos mais recentes do Windows 10, sem ter que se preocupar com versões mais antigas do sistema operacional. Antes, eles esperavam até que a maioria dos usuários do Windows 10 estivesse na versão mais recente da plataforma, para só então atualizarem seus aplicativos com novos recursos. Mas, com o Project Reunion, eles poderão obter essa nova API a partir do NuGet, um gerenciador de pacotes de código aberto, e compilá-la como parte de seus aplicativos, sem se preocupar com as versões antigas do Windows 10.

Continua após a publicidade

Interface mais moderna

Uma grande parte do Project Reunion atende pelo nome de WinUI 3. Trata-se de uma estrutura de interface que permite que os aplicativos tenham uma interface de usuário moderna e, que, bem importante: possam ser dimensionados entre dispositivos com diferentes tamanhos de tela.

A Microsoft também apresentou nesta terça-feira uma visualização do WebView2, que permitirá aos desenvolvedores incorporar um WebView baseado no Chromium em seus aplicativos. Essa nova versão será completamente dissociada do Windows, para que os desenvolvedores possam ativar a funcionalidade completa da Web sem serem bloqueados em uma versão específica do Windows 10.

Continua após a publicidade

Além da mais que bem-vinda unificação, a Microsoft também tem ambições mais amplas para os aplicativos do Project Reunion e que vão além do Windows. Para além dos dispositivos físicos, as novas versões desses apps também podem ser otimizados para serem transmitidos a partir da nuvem, usando o Windows Virtual Desktop ou até mesmo outras soluções de aplicativos remotos.

As empresas transmitem aplicativos remotamente para iOS e Android há anos, mas a esperança é que o Project Reunion facilite o processo, modernizando aplicativos mais antigos, em vez de precisar reescrevê-los para a Web, iOS ou Android.

"Agora você está executando o Windows não apenas no Windows, mas no iOS, Android, Mac e Linux a partir da nuvem", explica Jha. "Nossa esperança com o Project Reunion é que possamos trabalhar coma nossa comunidade no Windows para acelerar ainda mais a inovação e novas experiências no Windows 10 para esse primeiro bilhão de usuários e o próximo".

Fonte: The Verge