Atualização do Windows 11 transforma qualquer PC em um ‘AI PC’; veja o que mudou
Por Bruno De Blasi | •

A Microsoft levou mais recursos de inteligência artificial para o Windows 11. Nesta quinta-feira (16), a empresa apresentou melhorias ao Copilot, como o comando de voz para acionar o chatbot e a estreia do Copilot Vision em todo mundo.
- Windows 11 25H2 é liberado com mais IA; veja quando você vai receber
- WhatsApp vai parar de funcionar no Windows 10? Entenda a situação
Em nota ao Canaltech, a empresa destacou que as atualizações transformarão “qualquer computador com Windows 11 em um AI PC”.
O comando de voz “Hey, Copilot”, que aciona o assistente do sistema operacional, é um dos destaques do update. A função opera de maneira similar aos chatbots do Android e do iOS, e permitem o acesso mesmo que não esteja perto do PC.
Também é possível encerrar o modo de conversa ao falar “adeus” ou aperta na tecla “X”.
Para utilizar a novidade, os usuários precisam acionar os atalhos nas configurações do aplicativo.
Além disso, o Vision foi liberado para usuários de todos os países. Com a ferramenta, os usuários podem compartilhar a tela com a IA para analisar o conteúdo, tirar dúvidas e muitos mais.
É o caso de documentos do Word, Excel e PowerPoint. Ao mostrar a tela à IA, será possível utilizar o chatbot para fazer análises e aprimorar textos, planilhas e apresentações.
Segundo a companhia, as novidades foram levadas em qualquer PC com o Copilot disponível.
Mais recursos experimentais
Demais funções experimentais do Copilot Labs foram anunciadas pela empresa nesta quinta. Entre elas, o Ask Copilot, que leva o assistente para a busca da barra de tarefas do Windows 11.
Ao acessar a pesquisa, o sistema exibe uma área de prompt, onde é possível executar ações no computador, procurar arquivos, fazer buscas na web e muito mais.
O app do Copilot também virou um agente capaz de realizar ações locais, garantindo mais uma forma de automação no sistema. A função será liberada em breve nas versões de teste do Windows, através do programa Insiders.
A empresa ainda apresentou os conectores e a integração com o Manus, plataforma chinesa de agentes de IA. O menu de ações do Explorador de Arquivos também terá a opção para fazer edições com o Filmora.
Para o ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X, a Microsoft revelou novo atalhos para acionar o Gaming Copilot, que ainda está na fase Beta.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Seu PC ainda está com o Windows 10? Veja o que fazer
- Quer manter o uso do Windows 10? Veja como prolongar o suporte
- O Chrome vai parar de funcionar no Windows 10? Veja o que vai acontecer
VÍDEO: Adeus, Windows 10! 👋 A Microsoft encerrou o suporte, e agora é hora de dar um upgrade