Aplique sépia ou torne sua fotos mais frias ou quentes com o "Filtro de fotos"

Por Sérgio Estrella

O efeito "sépia", ou mais popularmente conhecido como "foto envelhecida" - pois antigamente muitas fotografias eram armazenadas de maneira inapropriada, e acabavam adquirindo a tonalidade sépia pelo contato com colas a base de PVC - ainda é muito utilizado hoje em dia para conferir um aspecto mais tradicional ou sério às fotografias. Esse processo não é simplesmente converter a imagem para um único tom, como fazemos com o filtro "Preto-e-branco", mas adicionar uma camada de cor à fotografia.

No Photoshop, o processo é feito com o "Filtro de fotos", que não se limita à aplicação de sépia, mas também oferece filtros de temperatura de cor ou mesmo a sobreposição de qualquer tom sobre a imagem. Aprenda a utilizá-lo seguindo o passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja corrigir através do comando "Arquivo" > "Abrir" Tutorial Símbolo 2 (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Photoshop Abrir

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que será utilizada neste tutorial é a seguinte:

Imagem Exemplo Filtro de Fotos

Aplicação de filtros como o "sépia" tem tudo a ver com fotos de casais ou momentos especiais, por isso escolhemos esta foto para exemplificar o funcionamento do filtro.

Passo 2: acesse o recurso "Filtro de fotos"

Agora que a imagem foi selecionada, abra o ajuste "Filtro de fotos" através do comando de menu "Imagem" > "Ajustes" Tutorial Símbolo 2 > "Filtro de fotos..." Tutorial Símbolo 3, (ou Image > Adjustments > Photo Filter..., se você utilizar a versão em inglês). Este comando não possui atalho de teclado.

Tutorial Símbolo 1
Tutorial Símbolo 2
Tutorial Símbolo 3
Menu Filtro de Fotos

Selecionando o comando de menu "Filtro de fotos..." em "Imagem" > "Ajustes" no Photoshop.

Passo 3: ajuste o recurso para aplicar o filtro

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Filtro de fotos".

Diálogo Filtro de Fotos

Caixa de diálogo "Filtro de fotos".

O "Filtro de fotos" é um ajuste capaz de aplicar uma camada de cor na imagem e modificar seu aspecto. Nesta janela, será possível escolher o tipo de filtro e densidade de sua aplicação:

  • "Filtro"
    Tutorial Símbolo 1
    (ou Filter, em inglês): são as predefinições mais usadas e que possuem padrões estabelecidos, como os diferentes filtros de aquecimento, resfriamento e o sépia;
  • "Cor"
    Tutorial Símbolo 2
    (ou Colors, em inglês): permite personalizar a cor exata que será utilizada como filtro. Ao selecionar esta opção e clicar sobre o quadro de cor, você será levado à caixa de diálogo de seleção de cor, onde poderá ajustar tom e iluminação;
  • "Densidade"
    Tutorial Símbolo 3
    (ou Density, em inglês): controla a intensidade da aplicação do filtro. Quanto maior a porcentagem, ou mais para a direta o ponto deslizante, mais densa a cor aplicada;
  • "Preservar Luminosidade"
    Tutorial Símbolo 4
    (ou Preserve Luminosity, em inglês): quando esta opção for marcada, a cor do filtro incidirá menos em áreas de maior luminosidade e preservará o brilho natural da foto. Ao desativar esta opção, o filtro vai "lavar" a foto com a cor selecionada;
  • Não se esqueça de deixar a caixa de seleção "Visualização"
    Tutorial Símbolo 5
    (Preview, em inglês) marcada para ver os resultados dos ajustes na imagem em tempo real.

Em nosso exemplo, obtivemos resultados como estes:

Resultado Filtro de Fotos

Nas amostras acima, os filtros predefinidos foram aplicados com diferentes níveis de densidade, sempre marcando a opção "Preservar Lumiosidade".

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Filtro de fotos" e aplicar o ajuste. Não se esqueça de salvar as alterações na imagem através o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.