Veja como mudar ou desativar o sistema de comentários do YouTube

Por Cadu Silva

A partir de agora, para comentar num vídeo do YouTube é necessário possuir uma conta no Google+. Nada de perfis falsos nem anonimato, pois agora você deve usar sua conta verdadeira e mostrar seu rosto, a menos que use uma conta falsa só para comentar. Isso não agradou nem um pouco os usuários do serviço, que logo iniciaram uma campanha com direito a desenhos de tanques que se espalharam pelos vídeos disponíveis no site como forma de protesto. Porém, muito dificilmente o Google vai voltar atrás com a medida.

Por causa disso, só nos resta ver quais são as alternativas. Você pode usar complementos disponíveis para Chrome e Firefox ou um UserScript. Essas extensões vão permitir que você altere o sistema de comentários ou, no mínimo, mantenha ele escondido. A primeira opção está disponível apenas para usuários do Google Chrome e se chama Reddit Comments for YouTube. O nome já deixa claro qual o objetivo dele: substituir o sistema de comentários padrão para o sistema do Reddit.

Caso ninguém tenha compartilhado o link do vídeo no Reddit ou não existam comentários para ele no site de compartilhamento de links, então você tem a opção de alternar para o sistema padrão do YouTube através de um link no topo da área de comentários. Usuários do Firefox (e do Chrome também) podem usar o complemento Comment Snob que permite definir uma série de regras para os comentários do YouTube. Você pode ocultar aqueles que incluam termos ofensivos, muita pontuação, tudo escrito em caixa alta e outras opções.

Você também pode ocultar comentários que contenham determinada palavra ou frase ou ainda ocultar todos os comentários de uma vez. Falando em ocultar tudo, usuários do Chrome podem usar o Turn off Youtube Comments Toggle que tem como única função mostrar ou esconder os comentários do YouTube. Para quem não usa o Chrome nem o Firefox, mas tem um navegador compatível com UserScripts como o Opera (pelo menos até a versão 12), pode usar o Toggle Youtube Comments que, além de ocultar os comentários, ainda esconde o rodapé.

Ele não é nada perfeito, porém quebra o galho. Ele vai mostrar um link próximo à descrição do vídeo para que seja possível mostrar ou ocultar os comentários sempre que desejar - pelo menos quando usado no Firefox. No Chrome, ou o link desaparece (no Windows) ou não funciona (no Mac OS). Portanto, nesses casos, somente desativando e ativando o script servirá para mostrar ou ocultar os comentários dos vídeos. Bom, fica como alternativa para último caso, ao menos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.