Veja 10 recursos escondidos do Microsoft Word que fazem a diferença

Por Natalie Rosa

O Microsoft Word é uma das ferramentas mais usadas do pacote Office, seja no dia a dia do escritório, ou em casa para anotar informações diversas ou elaborar complexos relatórios.

As funções básicas todo mundo sabe usar, porém poucos sabem que o editor de textos da Microsoft oferece alguns outros recursos que estão praticamente escondidos, mas que são extremamente úteis. Duvida? Então confira:

1. Livre de distrações

A primeira dica é para os escritores que precisam de concentração máxima. O menu, que fica no topo da página, contém diversos ícones de ferramentas e o visual fica um pouco poluído. Que tal escondê-lo? Com o atalho Ctrl + F1, a interface fica muito mais clean e ajuda os mais distraídos a manter o foco na escrita e leitura.

Recursos escondidos do Word

Se quiser que a interface fique ainda mais limpa, na hora de ler o que foi escrito, basta ativar o "Modo de Leitura". O ícone está localizado no canto superior esquerdo do Word, no menu "Exibição".

2. Reorganizando os rascunhos

A criação de tópicos é essencial para ajudar na produtividade. Para fazer isso no Word, vá em Exibição > Estrutura de Tópicos.

Recursos escondidos do Word
Recursos escondidos do Word

Depois disso, basta começar a escrever os tópicos e ajustar os níveis. Cada nível forma um novo subtítulo.

3. Escrever em qualquer local do documento

Posicionar o cursor em qualquer lugar da página para escrever já pareceu ser quase impossível, mas, na verdade, é muito fácil e este recurso existe desde o Word 2002. Basta clicar duas vezes no local desejado e digitar à vontade.

Recursos escondidos do Word

4. Converter tabelas em gráficos

Criar um gráfico é tarefa simples no Word. Primeiramente, crie a sua tabela, selecione-a e faça os seguintes passos: Inserir > Objeto > Gráfico do Microsoft Graph > Ok.

Recursos escondidos do Word

Agora, basta editar manualmente, caso precise, todas as informações do seu gráfico.

5. Fazer equações

Não é somente no Excel que você pode criar fórmulas e contas. Esse recurso também está presente no editor de textos e é super simples de usar. Para escrever as suas equações, vá em Inserir > Equação > Inserir nova equação.

Recursos escondidos do Word

6. Colar até 24 itens da área de transferência

Ao contrário do que tradicionalmente acontece no Windows, que faz apenas uma cópia por vez, no Word você pode salvar até 24 "Ctrl + C". Para ativar, basta deixar a "Área de Transferência" aberta, na própria página inicial, como na imagem abaixo. Uma vez aberta, tudo o que for copiado, automaticamente é direcionado para lá.

Recursos escondidos do Word

7. Tradutor

A partir do Word 2013, é possível fazer as traduções dentro do próprio documento. O atalho é: Revisão > Traduzir. Depois, é preciso escolher se a tradução vai ser aplicada no arquivo inteiro, em apenas um trecho ou traduções rápidas como pequenas frases e palavras específicas. Ao lado da opção, você encontrará a ferramenta para selecionar o idioma desejado.

Recursos escondidos do Word

8. Kerning

O Kerning ajustará o espaço entre os caracteres para que a página tenha um visual mais fácil de ler e trabalhar. Vá até Página Inicial > Fonte > Avançado e lá marque a caixa "Kerning". Depois, escolha a partir de qual tamanho de fonte o espaçamento vai ser aplicado e qual o tipo: normal, expandido ou condensado.

Recursos escondidos do Word

9. Inspeção do documento

Se o usuário deseja verificar se há problemas com o arquivo, o Word oferece esta opção em Arquivo > Informações > Inspecionar Documento. O inspetor vai fazer verificações de comentários, anotações, textos recolhidos, dados XML, entre outros.

Recursos escondidos do Word

10. Textos escondidos

Por mais incrível que possa parecer, esconder um texto no Word é um recurso útil e é bastante usado para esconder as respostas de um questionário, por exemplo. Assim como é fácil esconder um trecho ou uma frase, também é simples de fazê-los aparecerem.

Recursos escondidos do Word

Primeiramente, selecione o texto, clique na aba "Fonte", marque a caixa "Oculto" e clique em "Ok". Para o texto voltar a ser exibido, basta selecionar o documento e repetir o processo, mas desmarcando a caixa.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.