Use o CCFinderX para descobrir se alguém copiou os seus códigos pela internet

Por Pedro Cipoli

Já publicamos um artigo explicando como fazer pesquisas por imagens isentas de direitos autorais com o CCFinder. Existe uma ferramenta de nome muito parecido, embora ambas não estejam relacionadas, para procurar cópias ilegais de seus códigos pela internet (nela, o "CC" significa "Code Cloner", em vez de "Creative Commons") e ajudar a rastreá-los: o CCFinderX! Hoje vamos aprender como instalá-la (um processo que, infelizmente, é pouco intuitivo) e utilizá-la. Confira!

CCFinderX

A primeira coisa a se fazer, naturalmente, é fazer o download do programa e descompactá-lo utilizando o WinZip ou 7-Zip. Infelizmente os passos seguintes não são tão amigáveis como gostaríamos, fugindo bastante do padrão "Avançar-Avançar-Concluir" do Windows. Para iniciar o programa é necessário ter o Java Runtime Environment e o Python (versão 2 ou 3) instalado em seu computador para, em seguida, executar o arquivo 'gemx.bat', localizado dentro da pasta 'bin' do arquivo descompactado.

Para facilitar o acesso futuro a esse arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e em seguida escolher a opção "Criar atalho na área de trabalho", renomeando-o como "CCFinderX". Uma das grandes vantagens desse método é que, embora seja mais complicado, não faz nenhuma modificação no Windows, nem no registro, nem na pasta AppData, deixando o sistema mais leve e fazendo com que a desinstalação seja eficiente e completa, deletando apenas a pasta do programa para não deixar rastros.

CCFinderX 01

Feito isso, basta executar o aplicativo e adicionar os seus códigos para realizar a comparação com outros. Se os parâmetros forem iguais ou mesmo muito parecidos, o desenvolvedor terá a certeza de que seu trabalho foi copiado e tomará as devidas medidas.

O programa funciona para códigos-fonte escritos em Java, C/C++, COBOL, Visual basic e C#, sendo possível comparar trechos de código ou até mesmo arquivos completos.

Conhecia essa ferramenta? Conte para nós o que achou dela!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.