Publicidade

Crie superfícies aquáticas e outras distorções com o filtro "Ondas" do Photoshop

Por| 08 de Maio de 2014 às 13h49

Link copiado!

Crie superfícies aquáticas e outras distorções com o filtro "Ondas" do Photoshop
Crie superfícies aquáticas e outras distorções com o filtro "Ondas" do Photoshop

Foto ou reflexo na água? Algumas imagens podem deixar esta dúvida, mas com o filtro "Ondas" do Photoshop, é você quem escolhe! Este efeito, se aplicado corretamente, é capaz de criar distorções que lembram ondas na superfície da água, ou, a exemplo dos filtros de pixelização, pode redesenhar completamente uma foto, o que é perfeito para aplicação em planos de fundo ou composições abstratas.

É este o tema do nosso tutorial de hoje. Vamos lá? Para aprender a utilizar o efeito "Ondas", acompanhe nosso passo a passo abaixo.

Passo 1: abra a imagem no Photoshop

Inicie o Photoshop e abra a imagem em que você deseja aplicar o efeito através do comando "Arquivo"

> "Abrir"
(ou File > Open, em inglês)
. Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.

Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial é a seguinte:

A imagem escolhida para o tutorial já passa a impressão de se tratar de um reflexo, devido ao ângulo em que ela foi capturada. Vamos reforçar esta impressão com a aplicação de ondas.

Passo 2: acessar o efeito de "ondas"

Agora que selecionamos a imagem, vamos abrir o filtro "Ondas" pelo comando de menu "Filtro"

> "Distorção"
> "Ondas..."
(ou Filter > Distort > Wave..., se você utilizar a versão em inglês).

Continua após a publicidade

Selecionando o comando de menu "Ondas" em "Filtro" > "Distorção" no Photoshop.

Passo 3: configurando os ondas na imagem

Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Ondas".

Continua após a publicidade

Caixa de diálogo "Ondas".

Nesta janela, será possível ajustar o efeito de ondas por meio das seguintes opções:

  • Número de Geradores
    (ou Number of Generators, em inglês): diz respeito à quantidade de ondas geradas. Quanto maior o número de geradores, mais colunas e linhas de ondas serão inseridas sobre a imagem.
  • Comprim. Onda
    (ou Wavelength, em inglês): determina a variação de comprimento da onda. Nesta opção, é possível visualizar duas caixas com números e controles deslizáveis, um referente ao mínimo e outro ao máximo. Para um efeito mais natural, o filtro aplica diferentes comprimentos de onda por toda a imagem, mas o que determina o comprimento máximo e mínimo são essas opções. Quanto maior o número, mais "larga" ficará a onda.
  • Amplitude
    (também Amplitude, em inglês): determina a variação de amplitude da onda. Nesta opção, é possível visualizar duas caixas com números e controles deslizáveis, um referente ao mínimo e outro ao máximo. Para um efeito mais natural, o filtro aplica diferentes amplitudes de onda por toda a imagem, mas o que determina a amplitude máxima e mínima são essas opções. Quanto maior o número, mais "intensa" a onda, distorcendo mais a imagem.
  • Escala
    (ou Scale, em inglês): determina a variação de escala da onda. Nesta opção, é possível visualizar duas caixas com números e controles deslizáveis, um referente ao mínimo e outro ao máximo. Para um efeito mais natural, o filtro aplica diferentes escalas de onda por toda a imagem, mas o que determina a escala máxima e mínima são essas opções. Quanto maior o número, maior a onda, distorcendo mais a imagem.
  • Tipo
    (ou Type, em inglês): diz respeito à forma da onda. A opção padrão é "Senoidal" (ou Sine), que gera ondas na forma de senoide, ou seja, uma curva onda estável com altos e baixos equiparáveis. A opção "Triangular" (ou Triangle), cria ondas pontudas, em forma de triângulos. Já a opção "Quadrado" (ou Square) é a que mais se distancia da aparência natural de ondas, tendo um resultado mais estilizado.
  • Tornar Aleatório
    (ou Randomize, em inglês): ao clicar neste botão, o Photoshop vai recalcular os valores aleatórios dos atributos variáveis e o posicionamento de cada gerador de onda. A cada clique, será possível visualizar um novo resultado no painel de visualização do filtro.
  • Áreas Indefinidas
    (ou Undefined Areas, em inglês): determina como serão tratadas as áreas das extremidades da imagem onde não há pixels disponíveis para geração de ondas. Ou seja, ele trata das ondas que vem de "fora" da imagem. Utilizando a opção "Preencher com Lado Oposto" (ou Wrap Around), o filtro utilizará os pixels do lado oposto da imagem para preencher as lacunas. Utilizando a opção "Repetir Pixels da Aresta" (ou Repeat Edge Pixels), o filtro utilizará os pixels disponíveis na própria extremidade para preencher as lacunas, criando borrões.

Dica: como as opções de variação de onda são muito semelhantes, experimente alterar uma por uma e verifique os resultados. Desta forma, você encontrará o melhor resultado para a sua imagem.

Continua após a publicidade

Assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, clique no botão OK para fechar a caixa de diálogo "Ondas" e aplicar o ajuste. Em nossa imagem de exemplo, tivemos os seguintes resultados:

Nesta imagem utilizamos Número de Geradores 5, Comprim. Onda Mín. 15 Máx. 115, Amplitude Mín. 5 Máx. 200. Escala Mín. 1% Máx. 25%, Tipo Senoidal e Áreas Indefinidas como Repetir Pixels da Aresta.

Continua após a publicidade

Nesta imagem utilizamos Número de Geradores 10, Comprim. Onda Mín. 15 Máx. 115, Amplitude Mín. 5 Máx. 200. Escala Mín. 1% Máx. 25%, Tipo Triangular e Áreas Indefinidas como Repetir Pixels da Aresta.

Nesta imagem utilizamos Número de Geradores 7, Comprim. Onda Mín. 15 Máx. 115, Amplitude Mín. 5 Máx. 200. Escala Mín. 1% Máx. 25%, Tipo Quadrado e Áreas Indefinidas como Repetir Pixels da Aresta.

Repare que o primeiro resultado é o que mais se aproxima do efeito de superfície da água, enquanto, com um efeito mais limpo (a exemplo do filtro de Esferização). Já o terceiro é completamente abstrato, auxiliando na geração texturas e backgrounds. O segundo resultado é um meio termo entre os dois extremos.

Continua após a publicidade

Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para este comando.