Crie texturas com o "Cristalizar", "Mosaico" e "Pontilhar" do Photoshop
Por Sérgio Estrella | 06 de Maio de 2014 às 17h00
Pixel é a unidade que compõe toda e qualquer imagem, um pequeno ponto que pode variar em quantidade, de acordo com a resolução da imagem. O Photoshop possui filtros que são capazes de "redesenhar" os pixels como se eles possuíssem outras formas geométricas. Esses efeitos de pixelização podem ser utilizados para criar texturas, backgrounds e auxiliar na produção de montagens estilizadas.
Parece estranho, não é? Mas é mais simples do que parece e neste tutorial vamos aprender a utilizar três destes filtros: "Cristalizar", "Mosaico" e "Pontilhar". Vamos lá? É só acompanhar nosso passo a passo abaixo:
Passo 1: abra a imagem no Photoshop
Inicie o Photoshop e abra a imagem que você deseja aplicar o filtro usando o comando "Arquivo" > "Abrir" (ou File > Open, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + O” para este comando.
Selecionando o comando "Abrir" no Photoshop.
Localize em seu computador a imagem desejada e clique em “Abrir”. A imagem que vamos utilizar neste tutorial, para os três filtros, é a seguinte:
Para exemplificar, utilizaremos uma imagem que possui uma coloração e iluminação variada, ajudando a identificar as diferentes nuances produzidas pelos filtros.
Passo 2: acesse o menu "Pixelização"
Agora que a imagem foi selecionada, abra o menu "Pixelização" pelo comando de menu "Filtro" > "Pixelização" (ou Filter > Pixelate, se você utilizar a versão em inglês).
Selecionando o menu "Pixelização" em "Filtro", no Photoshop, onde podemos ver os três filtros que aprenderemos hoje.
Agora, vamos abordar cada um efeitos na ordem indicada na imagem.
Passo 3: aplique o filtro "Cristalizar"
Para o primeiro filtro, acesse o item de menu "Filtro" > "Pixelização"
> "Cristalizar..." , (ou Filter > Pixelate > Crystalize..., se você utilizar a versão em inglês). Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Cristalizar":Caixa de diálogo "Cristalizar".
Nesta janela, será possível ajustar e pré-visualizar o filtro usando as seguintes opções:
- Tamanho da Célula (ou Cell Size, em inglês): determina o tamanho e quantidade de elementos geométricos que serão usados para compor a imagem com o efeito de cristalização. Quanto maior o número, menos visíveis ficarão os detalhes da imagem;
- Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização , você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela.
Este efeito faz com que a imagem seja composta por polígonos de quantidade de lados variável, criando uma textura que lembra uma parede de cristal. Em nossa imagem de exemplo, tivemos o seguinte resultado:
Na imagem acima, utilizamos o Cristalizar com Tamanho de Célula 10.
Passo 3: aplique o filtro "Mosaico"
Para o segundo filtro, acesse o item de menu "Filtro" > "Pixelização"
> "Mosaico..." , (ou Filter > Pixelate > Mosaic..., se você utilizar a versão em inglês). Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Mosaico":Caixa de diálogo "Mosaico".
Nesta janela, será possível ajustar e pré-visualizar o filtro usando as seguintes opções:
- Tamanho da Célula (ou Cell Size, em inglês): determina o tamanho e quantidade de quadrados (ou squares) que serão usados para compor a imagem com o efeito de mosaico. Quanto maior o número, menos visíveis ficarão os detalhes da imagem;
- Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização , você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela.
Este efeito faz com que a imagem seja composta por quadrados, criando uma grade de "super pixels" e mantendo a resolução original da imagem. Ele é útil quando precisamos criar um tipo de textura que remeta às telas de baixa resolução ou dispositivos antigos (como os videogames 8-bit) e que interaja com imagens de alta resolução. Em nossa foto de exemplo, obtivemos este resultado:
Na imagem acima, utilizamos o Moisaico com Tamanho de Célula 10.
Passo 3: aplique o filtro "Pontilhar"
Para o primeiro filtro, acesse o item de menu "Filtro" > "Pixelização"
> "Pontilhar..." , (ou Filter > Pixelate > Pointillize..., se você utilizar a versão em inglês). Você será apresentado à caixa de diálogo do comando "Pontilhar":Caixa de diálogo "Pontilhar".
Nesta janela, será possível ajustar e pré-visualizar o filtro usando as seguintes opções:
- Tamanho da Célula (ou Cell Size, em inglês): determina o tamanho e quantidade de círculos que serão usados para compor a imagem com o efeito de pontilhamento. Quanto maior o número do tamanho da célula, maiores serão os pontos e menos visíveis ficarão os detalhes da imagem;
- Clicando e arrastando sobre a caixa de visualização , você poderá mover a prévia da imagem, e clicando sobre o botão + ou -, você poderá aplicar zoom a ela.
Este efeito faz com que a imagem seja composta por pontinhos mescláveis, lembrando uma pintura infantil. O efeito também cria espaços brancos entre os pontos, como se tivessem sidos feitos no papel. Em nossa imagem de exemplo, tivemos o seguinte resultado:
Na imagem acima, utilizamos o Pontilhar com Tamanho de Célula 5.
Note que em todos os efeitos deste tipo o principal fator é o "Tamanho da Célula", pois é ele que, de certa forma, substituirá o pixel como elemento compositor da imagem. Ao aumentar seu tamanho, é como se estivesse diminuindo a resolução da imagem gerada após a aplicação do filtro.
Sempre lembrando que, assim que fizer todos os ajustes e ficar satifeito com o resultado pré-visualizado, basta clicar no botão OK para fechar a caixa de diálogo e aplicar o filtro. Não se esqueça de salvar as alterações na imagem usando o comando de menu "Arquivo" > "Salvar", (ou File > Save, em inglês). Você também pode utilizar o atalho de teclado “Ctrl + S” para esta ação.