Como instalar e utilizar o Evernote

Por Ultra Downloads
Evernote

Tenha todos os seus textos e imagens onde estiver com o Evernote, programa gratuito de sincronização na nuvem. Com uma interface bonita e amigável, ele organiza todos os seus documentos por categorias e tem suporte a buscas personalizadas, facilitando muito a vida de quem precisa acessar arquivos em todo lugar (o Evernote está disponível para Windows, MacOS, Linux, iOS e Android).

Nesse tutorial, o Canaltech vai mostrar como fazer a instalação e realizar as operações mais comuns no programa, para você se manter sempre organizado e armazenar suas informações importantes com toda segurança.

Passo 1: Download do programa

Baixe o Evernote.

Passo 2: Instalação

A instalação do programa é bem simples. Vamos começar dando um clique duplo no instalador do Evernote:

Instalador do Evernote

Na primeira tela o instalador oferece a opção de começar a instalar o programa ou de primeiro configurar as opções avançadas. Clicando em "Avançado", é possível escolher entre instalar o programa para todos os usuários do Windows ou apenas para o usuário atual, onde a primeira já é selecionada por padrão:

Tela inicial de instalação do Evernote

Selecionando a opção "Instalar para todos os usuários deste computador", clique em "Avançar". De volta para a tela inicial, clique em "Instalar" com a opção "Aceito os termos do Contrato de Licença" marcada para continuar:

Opção de instalação para todos os usuários

A instalação é muito rápida e uma janela aparecerá para informar que a instalação terminou.

Instalação terminada

Passo 3: Criando um novo usuário

Para utilizar o programa é necessário criar um login de acesso, que será requisitado na primeira vez que o programa abrir. Se você não possui login, basta clicar no link "Obtenha uma conta gratuita do Evernote agora" para criar uma:

Tela de boas vindas do Evernote

Basta preencher os campos com suas informações, como nome, endereço de e-mail (que será o seu login de acesso), nome de usuário e senha. Os dados são checados em tempo real para conferir se os mesmos já estão cadastrados no banco de dados do Evernote. Preencha todos os campos e clique em "Registrar" com a opção "Você aceita nossos termos de contrato e afirma que possui pelo menos 13 anos de idade." marcada:

Cadastro de uma nova conta no Evernote

Com a nova conta criada, faça login na tela inicial e o Evernote abrirá automaticamente.

Parte 4: Utilizando o Evernote

A tela inicial do programa é recheada de opções, mas não se preocupe! Com alguma explicações básicas e um pouco de familiaridade com o programa essa interface vai ser tornar bastante simples e intuitiva:

Tela inicial do Evernote

Dentre as várias funcionalidades do programa, destacamos quatro na imagem acima para facilitar o seu uso.

  1. Bloco de notas: onde você pode criar blocos conforme precisar para organizar as suas informações. Para criar um novo, basta clicar com o botão direito em "Bloco de notas" e depois em "Criar bloco de notas..." e para armazenar basta arrastar suas notas com o mouse para lá;
  2. Marcadores: a opção marcadores (tags em inglês) facilita a busca por uma determinada nota quando a sua conta começar a ficar com muitos textos;
  3. Nova nota: clique nesse botão para inserir uma nova nota de texto ou imagem (o Evernote também tem suporte a armazenamento de imagens). Basta inserir um título que a nota já é sincronizada na nuvem.
  4. Edição de texto: quando dizemos "nota" temos a impressão de um texto simples e sem formatação, mas o Evernote possui várias opções de edição para você caprichar nas suas notas.

Se existe um programa que ajuda o usuário a se organizar melhor, tanto para trabalhos de faculdade quanto para anotações de trabalho ou até notas pessoais, certamente ele é o Evernote. Além de todos os recursos oferecidos, ele é gratuito e possui interface em português, e não te deixa na mão quando você precisa lembrar de algo ou organizar suas ideias.

Gostou do Evernote? Aguarde em breve um novo artigo com dicas de como utilizar melhor o programa e ter acesso a recursos adicionais!