5 ferramentas gratuitas para testar seu site em diferentes navegadores

Por Joyce Macedo

A tecnologia não para de evoluir e a internet está a todo vapor, por isso donos de sites corporativos, comerciais ou até mesmo blogs precisam se preocupar com o chamado cross-browser, que nada mais é do que o suporte a múltiplos navegadores de internet (Google Chrome, Internet Explorer, Firefox, Microsoft Edge, entre outros).

Realizar testes de cross-browser é importante, pois você pode visualizar perfeitamente o seu site na versão mais recente do Firefox e ele ter um visual e usabilidade incríveis. Porém, um visitante pode entrar nesse mesmo site e visualizá-lo de forma completamente diferente por estar usando o Internet Explorer 9, por exemplo. O fato da página não funcionar corretamente para esse visitante pode resultar na perda de um cliente, que nunca mais vai querer voltar ao seu site.

Isso pode impactar diretamente nos resultados que você deseja alcançar. Além de perder visitantes e tráfego, você também pode perder vendas. Imagine que você tem um site para vender produtos ou serviços e um potencial cliente não consegue finalizar a compra porque o formulário de cadastro apareceu cortado em sua tela ou sequer foi exibido em seu navegador. Vergonhoso, não é mesmo?

Testar seu site em vários navegadores deve se tornar um hábito. Verifique a sua aparência nos diferentes browsers disponíveis no mercado, teste a navegação, preencha e envie formulários para ter certeza de que tudo vai correr bem quando diferentes visitantes tentarem acessar sua página.

Uma das formas de realizar esses testes de cross-browser é baixar as últimas versões dos principais navegadores do mercado para o seu computador e testar um por um. Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer e Opera normalmente podem ser baixados e instalados sem grandes problemas numa mesma máquina. Mas se você acha esse procedimento muito cansativo, saiba que existem alternativas bem mais práticas.

Algumas ferramentas voltadas a esse tipo de teste estão aí para ajudar. Algumas mais conhecidas como BrowserStack, Ghostlab e CrossBrowserTesting são bem interessantes, mas têm um detalhe em comum que nem sempre agrada: elas não são gratuitas e podem se tornar bem caras dependendo das suas necessidades. Felizmente, existem também ferramentas baseadas na web que são gratuitas e fornecem diferentes recursos. Confira algumas delas.

1. Browsershots

O Browsershots é uma ferramenta online muito simples de usar que permite visualizar como o seu site será apresentado em diversos browsers diferentes. Ele inclui diversas versões diferentes de cada navegador para você escolher em qual deseja testar seu site. Basta entrar no site do Browsershots e digitar a URL do site que você quer testar, esperar alguns minutos e visualizar as capturas de tela do site em cada um dos navegadores que você escolheu na lista. É importante ressaltar que página do site deve ser digitada como uma URL diferente.

Browsershots

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Essa é uma ferramenta muito prática e interessante, mas é preciso lembrar que o Browsershots mostra apenas screenshots do seu site. Isso significa que ela só vai te ajudar a verificar a aparência do seu site nesses browsers, impossibilitando um teste de navegação e outras formas de testes. Para uma ferramenta gratuita, ele quebra um galho na hora de garantir que todos os elementos visuais do seu site estão aparecendo em todas as versões de navegadores para desktop.

Browsershots

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

2. Viewlike.us

O Viewlike.us se diferencia da alternativa citada acima, pois permite que você também veja o seu site em diferentes resoluções. Essa ferramenta é boa para testar a aparência do seu site e ainda fornecer detalhes úteis sobre sua responsividade.

Viewlikes.us

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Após digitar o endereço do seu site na barra de pesquisa, o tamanho de imagens e até mesmo o número de recursos estáticos do seu site serão listados pela ferramenta ao lado de uma série de outros dados.

Viewlikes.us

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Além disso, ela também irá dizer se o seu site utiliza plugins ou se o tamanho das fontes é ilegível em determinadas resoluções de tela e se a velocidade de carregamento está dentro do esperado. No lado direito da tela, também é possível ver uma imagem de exibição do seu site. Para alterar entre diferentes resoluções de tela, basta clicar na opção "Test more resolutions".

Viewlikes.us

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

3. IE NetRenderer

Outra ferramenta gratuita que permite realizar testes para descobrir como o seu site é exibido em diferentes versões de navegadores é o IE NetRenderer. Como o próprio nome indica, ele só mostra o seu site nas diferentes versões do Internet Explorer, da Microsoft, mas permite que você escolha entre as versões IE 5.5 e IE 11.

IE NetRenderer

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Como podemos ver na imagem, essa é uma ferramenta muito básica que só serve realmente para testar a aparência do seu site.

IE NetRenderer

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

4. Browsera

O Browsera é uma ferramenta online que compara automaticamente o visual do seu site em diferentes navegadores e encontra inconsistências nas páginas. Para realizar os testes é preciso fazer um rápido cadastro no site informando seu nome, sobrenome, e-mail e uma senha. Apesar de possuir planos pagos, o serviço oferece uma versão gratuita que permite executar testes em até 25 páginas do seu site.

Browsera

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Para testar o seu site em diferentes navegadores, basta digitar as URLs desejadas e escolher as versões dos navegadores que deseja testar. O Browsera irá realizar uma varredura dentro das páginas informadas, registrar erros de JavaScript e outros problemas e, por fim, quando o teste for concluído, você receberá um e-mail com os resultados, bem como uma janela cheia de detalhes.

Browsera

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Se o Browsera detectar erros de JavaScript, ele irá fornecer uma série de detalhes, incluindo o tipo de navegador e versão, página ou item do site, a linha de código que contém o erro e qual é esse erro. Também é possível analisar as diferenças de layout em várias versões dos navegadores mais populares, tornando mais fácil a visualização de possíveis problemas para realizar as mudanças necessárias.

Browsera

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

5. Spoon Browser Sandbox

Essa ferramenta vai além dos screenshots e traz opções mais robustas de testes cross-browser. Com um visual mais limpo, a página inicial do Spoon Browser Sandbox lista os principais navegadores (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera e Safari) e todas as versões de cada um deles. Testes em versões mais recentes dos browsers são gratuitos, mas se você quiser verificar versões mais antigas é preciso pagar uma taxa.

Spoon Browser Sandbox

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Para utilizar o Spoon, basta selecionar o navegador que você deseja testar e aguardar que uma nova janela seja aberta. O navegador irá solicitar a instalação de uma extensão chamada "Spoon.net".

Spoon Browser Sandbox

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

A instalação de um plugin do Spoon Browser Sandbox e a execução de um arquivo .EXE também é necessária, portanto se você não se sente confortável com esse tipo de ferramenta, essa não foi feita para você.

Spoon Browser Sandbox

Imagem: Captura de Tela / Canaltech

Após realizar esses passos de instalação, basta digitar a URL do site que deseja testar para obter os resultados. As janelas do navegador permitem experiências de testes completas.

spoon browser sandbox

Fonte: MakeUseOf

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.