10 sites para você aprender a programar

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Reprodução

Querer aprender algo por conta ficou muito mais fácil, ou menos complicado, com a internet. Com a quantidade de sites e blogs que surgem na rede todos os dias, muitos deles especializados em oferecer cursos de variadas áreas, não é difícil encontrar dicas, tarefas e tutoriais que vão guiar você em um determinado aprendizado.

Uma das áreas nas quais é possível se aprofundar por aqui é a da programação. Aprimorar seus conhecimentos ou começar do zero pode ser algo muito mais simples com o auxílio de um conjunto de ferramentas pensadas especificamente para fixar sequências de códigos e linguagens em seu cérebro.

Leia também: Android: 6 aplicativos para criar e editar códigos

Caso você se enquadre no perfil daqueles que desejam aprender a programar, mesmo que o básico, para começar a dar os primeiros passos, aqui vai uma lista com 10 sites em que é possível estudar programação.

1. Khan Academy

Sites para aprender a programar

Como uma universidade online, a Khan Academy reúne cursos das mais diversas áreas à sua disposição. O site conta com seções especiais para alunos, pais e professores, permitindo que você use todas as ferramentas da melhor maneira possível conforme suas necessidades.

Uma das grandes vantagens aqui é o idioma: o site conta com diversos conteúdos traduzidos para o português brasileiro, algo que torna a sua utilização ainda mais simples. Na seção de computação, a Khan Academy possui três subseções: Programação, Ciência da Computação e Hora do Código.

A última alternativa é bem interessante para quem tem pouco tempo para se dedicar aos estudos. Nela, você aprende a criar bancos de dados e páginas da web, além de conceitos básicos de programação, em apenas uma hora.

2. Codecademy

Sites para aprender a programar

Outro site gringo, mas com diversos conteúdos traduzidos para o português, o Codecademy é focado no ensino de programação. Ele conta com vários módulos de ensino, dividindo as “apostilas” e permitindo que você aprenda tudo aos poucos, sempre de acordo com as suas possibilidades.

As opções incluem aprender a fazer um website convencional ou interativo, aprender sobre linhas de comando ou então conhecer linguagens específicas, como Rails, HTML, CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e vários outros. Aqui, basta fazer um cadastro (gratuito) e começar a aprender.

E tudo é muito interativo no Codecademy, o que torna o aprendizado ainda mais interessante e divertido. Vale lembrar que é possível continuar a partir de onde parou, como em outros cursos oferecidos pela internet. Então, tome o seu tempo e aprenda a programar.

3. Code.org

Sites para aprender a programar

A Code.org é uma organização sem fins lucrativos que promove a difusão da ciência da computação. Na web, eles mantêm uma série de minicursos e tutoriais indicados especialmente para crianças com idade a partir de 8 anos — mas também há conteúdos preparados para jovens e adolescentes.

Há conteúdos em diversos idiomas por aqui, inclusive português brasileiro, algo sempre capaz de tornar o aprendizado ainda mais fácil para a maioria dos falantes da nossa língua. São inúmeras opções que vão ensinar você sobre as mais variadas formas de programação.

Nesta página, você pode aprender tanto a criar conteúdo direcionado para a web quanto a programar para tablets e smartphones. Até mesmo o desenvolvimento de jogos simples pode ser compreendido por meio dos minicursos oferecidos gratuitamente no Code.org.

4. Code Avengers

Sites para aprender a programar

Sob o lema de “Por que apenas usar a tecnologia quando você pode criá-la?”, o Code Avengers é também um grande repositório de conteúdo para aprendizado de programação. Nesta página, você tem acesso a conteúdo de diversas ordens, podendo desenvolver suas potencialidades de programador de maneiras distintas.

Em suma, isso quer dizer que no Code Avengers você pode aprender a programar para a web (com HTML e CSS) ou então construir aplicativos e jogos (em JavaScript). Assim, não importa qual ramo você pretende seguir, este espaço tem potencial para servir de ponto de partida.

Ele é totalmente gratuito, mas infelizmente não oferece conteúdos traduzidos para o português brasileiro. De qualquer maneira, ele é acessível e conta com mais de 150 horas de lições para você sair dominando com autonomia técnica e conceitos básicos de programação.

5. Don't Fear the Internet

Sites para aprender a programar

A premissa do Don't Fear the Internet é oferecer conceitos básicos de programação voltados para a web a leigos. A partir disso, ele conta com uma série de recursos e conteúdos relacionados à aprendizagem de programação nas linguagens HTML e CSS, as mais comuns da rede mundial de computadores na atualidade.

Até agora, são oito tutoriais em formato de vídeos nos quais a dupla de criadores da página, a ilustradora Jessica Hische e o webdesigner Russ Maschmeyer, trata sobre vários assuntos ligados ao webdesign. A pegada, porém, é justamente a de um material voltado para quem não é do ramo.

Assim, se você entende bem falas em inglês, tem aqui um material bastante rico para começar a trabalhar. Além disso, o conteúdo do Don't Fear the Internet pode servir, inclusive, como apoio para algum curso da área que você já esteja fazendo, na web ou fora dela.

6. Code Combat

Sites para aprender a programar

E se você pudesse aprender a programar por meio de um jogo? Isso mesmo, jogando um game enquanto faz contato com conceitos, códigos e linhas de comando. Pois isso é possível no Code Combat, um jogo bem divertido e totalmente traduzido para o português europeu.

A ideia do jogo, criado por uma equipe composta por 10 pessoas, é oferecer uma maneira divertida e acessível para o aprendizado de programação. Assim, como avisam os desenvolvedores no site oficial do game, você aprende digitando uma porção de linhas de comando enquanto se diverte.

O jogo tem um estilo de RPG, visual de cartoon e é possível até mesmo formar clãs junto com outros jogadores por aqui. Ou seja, se você gosta de MMORPG e quer aprender a programar, talvez tenha encontrado o lugar perfeito, onde tudo isso vai convergir de um jeito bem interessante.

7. Tuts+

Sites para aprender a programar

O Tuts+ (lê-se Tuts Plus) tem uma proposta bastante semelhante à da Khan Academy, isto é, é uma universidade online na qual você encontra uma grande quantidade de cursos das mais variadas áreas do conhecimento, inclusive ciência da computação e programação.

Ele conta com uma boa quantidade de tutoriais gratuitos, mas é um site pago por essência. Assim, é possível fazer uma assinatura de US$ 15 mensais e ter acesso integral a todo o conteúdo oferecido na página. De qualquer maneira, dar uma vasculhada no material gratuito pode ser bem interessante para encontrar itens de grande valia.

Aqui há duas seções de especial interesse para quem quer aprender a programar: Code e Web Design. Em ambas, há uma série de subcategorias como WordPress, PHP, Android SDK, CSS, HTML e HTML & CSS, então é só navegar e encontrar aquilo que será útil para você.

8. Udemy

Sites para aprender a programar

A Udemy também é uma “academia virtual” em que você tem contato com mais de 30 mil cursos de diversas áreas. O serviço oferece uma série de cursos, alguns deles em português, então é só encontrar aquele que você deseja, avaliar se o conteúdo programático é de seu interesse e fazer a sua matrícula.

O site organiza seu conteúdo em blocos, então basta rolar a página inicial para começar a encontrar os cursos disponíveis. Além disso, há um sistema de busca que pode ser usado para facilitar a sua vida. Vale lembrar que os cursos podem ser pagos ou gratuitos — há várias opções de ambos por aqui.

Outra função interessante e que merece ser lembrada é a possibilidade não somente de estudar, mas também de oferecer cursos por meio do Udemy. Assim, você ensina e aprende pela web, sem sair de casa e nem da frente do computador.

9. Scratch

Sites para aprender a programar

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts, muito conhecido pela sigla em inglês MIT, é uma das instituições de pesquisa e ensino superior mais famosas e respeitadas do mundo, especialmente quando o assunto é tecnologia. Ele possui uma ferramenta online e gratuita para aprendizado, a Scratch.

Por meio dela, você tem contato com uma vasta comunidade de pessoas dispostas a ensinar e a aprender. No meio desse bolo todo há muitos cursos relacionados a programação, então basta procurar e começar a aprender. O site conta com tradução para português, porém nem sempre o conteúdo estará disponibilizado em nosso idioma.

Além de acessar o conteúdo disponível no site, é possível oferecer minicursos. Assim, o Scratch se torna uma grande comunidade para a troca de conhecimento das mais variadas áreas.

10. Android Training

Sites para aprender a programar

A última dica deste artigo é o Android Training, uma ferramenta do Google que oferece tutoriais de aprendizado para programadores a fim de criar programas para Android. Talvez esta não seja a melhor opção para quem está começando do zero, mas aqui há uma série de dicas úteis para quem pretende desenvolver aplicativos para o sistema mobile mais usado no mundo.

A função principal deste espaço é permitir que desenvolvedores obtenham conhecimento sobre detalhes do funcionamento do sistema. Assim, é possível assistir às aulas que vão ensinar você a utilizar tais recursos a favor do seu aplicativo, tornando-o totalmente apto para o ambiente do sistema do Google.

Os conteúdos aqui estão disponíveis de maneira gratuita, porém totalmente em inglês. De qualquer maneira, ele engloba diversas áreas da programação focada no Android e sem dúvida será de grande utilidade para quem cria conteúdo. São inúmeras seções e aulas para você aprender tudo o que precisa.

Você conhece alguma outra ferramenta online para o aprendizado de programação? Sim? Então coloca a sua dica nos comentários aqui embaixo!

Leia também: 5 ferramentas para criar um aplicativo