Publicidade

10 plataformas gratuitas para crianças aprenderem linguagens de programação

Por  • Editado por Claudio Yuge | 

Compartilhe:
Reprodução/Compare Fibre/Unsplash
Reprodução/Compare Fibre/Unsplash

Linguagens de programação são parte importante do dia a dia de todo mundo, mesmo que não seja perceptível. Do sistema de operação de um caixa de supermercado até todo a administração de sistemas de transportes públicos, o código está presente para que tudo funcione como deve. E, por conta desse papel de destaque, muitos pais começam a tentar iniciar seus filhos cedo nessa prática, buscando garantir um futuro para as crianças.

Muitos cursos pela internet acabam sendo destinados para um público mais velho, o que acaba dificultando esse objetivo que muitos pais tem. Pensando nisso, o site Analytics Insight preparou uma lista com as melhores plataformas para crianças aprenderem a programar — embora, muitas delas, sejam em inglês. Confira a seguir:

Code.Org

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A Code.Org tem cursos para todas as idades, mas aqui focaremos em especial nos recomendados para as idades de 5 a 12 anos. Nessas aulas, o site ensina programação por blocos antes de seguir para o básico de JavaScript, HTML e CSS.

Além das aulas, o site também conta com vários guias e explicações que, de forma geral, servem como um ambiente extremamente proveitoso para iniciar os estudos na área.

CodaKid

CodaKid é um site que tem o objetivo de ensinar programação para crianças a partir de exemplos de desenvolvimento de jogos simples e modificações para Minecraft. Como os alunos sempre estão com a mão na massa, o objetivo da página é criar experiências de estudo mais memoráveis, em vez dos exemplos comuns encontrados em outros endereços.

CodeSpark Academy

Disponível através de um aplicativo próprio, o CodeSpark Academy é um premiado curso para crianças que utiliza uma interface atraente para ensinar a programação, tentando transforma o estudo em uma diversão.

Com a utilização de personagens adoráveis e desafios interessantes, a cada momento do curso as crianças aprendem tópicos básicos de programação, além de colocarem a mão na massa para criarem suas próprias histórias.

Continua após a publicidade

Scratch

A Scratch, diferente dos exemplos anteriores, não é somente um curso, mas sim um pacote completo, que envolve até uma linguagem de programação própria que é utilizada no processo de ensino para que as crianças possam desenvolver histórias, jogos e animações.

Além disso, ela também conta com uma comunidade com fórum de perguntas bem moderado, o que permite que as crianças possam aprender e interagirem socialmente no tópico.

Create & Learn

Continua após a publicidade

Create & Learn é uma plataforma que oferece vídeos introdutórios e gratuitos para linguagens de programação feitos especialmente para crianças a partir de 12 anos, com temas diversos, como aplicação de desenvolvimento em aplicativos mobile, robótica, jogos e muito mais.

Todo o cronograma de aulas foi feito por especialistas do Google, MIT e de Stanford.

Bee-Bot

Continua após a publicidade

O aplicativo Bee-Bot utiliza uma simpática abelha para guiar as crianças nos básicos de programação. Além disso, as aulas são dinâmicas, ensinando conforme necessário como ações de programação podem afetar o software final.

Bit Degree

Já mirando para um público um pouco mais velho, próximo da pré-adolescência, o Bit Degree oferece diferentes cursos que já começam a mostrar a programação como algo para a carreira dos usuários.

Tynker

Continua após a publicidade

O Tynker é uma plataforma utilizada em milhares de escolas no mundo inteiro para ensinar crianças sobre programação. A ferramenta utiliza uma abordagem de história interativa, e conta com um currículo que vai progredindo os usuários gradualmente do básico para linguagens como Python.

Coding with Kids

Coding with Kids já é uma página bem conhecida para ensinar crianças nos EUA, mas o projeto está se expandindo mundialmente, com o objetivo de ensinar o máximo de jovens possíveis essa importante função que cada vez mais ganha importância no mundo.

Codemoji

Continua após a publicidade

O Codemoji é uma plataforma que, assim como o Tynker, é utilizada em escolas do mundo todo para ensinar linguagens de programação para crianças — mas com uma importante diferença: todo o processo é feito com o uso de emojis.

Isso é parte da filosofia da plataforma, que acredita que os problemas de sintaxe podem acabar afastando crianças da área, assim buscando com os emojis ensinar a estrutura para os jovens descobrirem se gostam ou não.

Fonte: Analytics Insight