Galaxy Watch vai usar IA para detectar problemas cardíacos
Por Vinícius Moschen |

A Samsung pode aumentar as funções de saúde do Galaxy Watch ao detectar sinais iniciais de insuficiência cardíaca. A funcionalidade usaria novos algoritmos de IA desenvolvidos em parceria com a empresa sul-coreana Medical AI.
- Qual é o melhor smartwatch para monitorar seu sono em 2025?
- Pare de comprar smartwatches caros por engano
Segundo informações publicadas pela própria Samsung, o foco é fazer a detecção da Disfunção Sistólica do Ventrículo Esquerdo (LVSD), responsável por quase 50% dos casos de insuficiência cardíaca.
A nova tecnologia da marca coreana promete permitir triagem precoce mesmo em pacientes sem sintomas aparentes. Ao evitar diagnósticos tardios, é possível reduzir ou anular riscos mais graves associados à condição.
Como ressaltado pela marca, o algoritmo foi treinado a partir de análises de ECG de 12 derivações (ou “ângulos” da atividade elétrica do coração) da Medical AI.
Esse algoritmo já é usado em mais de 100 hospitais na Coreia do Sul, atendendo 120 mil pacientes por mês.
Detecção de insuficiência cardíaca depende de autorização
A tecnologia descrita pela Samsung já possui aprovação regulatória do Ministério de Alimentos e Medicamentos da Coreia do Sul. No entanto, a empresa aguarda as autorizações necessárias para expandir a funcionalidade em outros países.
Atualmente, a linha Galaxy Watch 8 já possui recursos avançados de saúde, como a medição de carga vascular, ECG, monitoramento de arritmias cardíacas e Índice de Antioxidantes para avaliar níveis de carotenoides na pele, entre outros.
Leia mais no Canaltech:
- Celular do futuro vai identificar problemas de pele com uma simples selfie
- Apple mira na Meta para desenvolver seus óculos inteligentes com IA
- Fone que traduz 100 idiomas em tempo real direto no seu ouvido chega ao Brasil