Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Face “Orgulho Gay” do Apple Watch parece ter sido barrada na Rússia

Por| 31 de Agosto de 2018 às 12h56

Link copiado!

Face “Orgulho Gay” do Apple Watch parece ter sido barrada na Rússia
Face “Orgulho Gay” do Apple Watch parece ter sido barrada na Rússia

As manifestações de apoio ao público LGBTQ+ na Rússia, aparentemente, sofreram mais uma baixa: segundo informações ainda não confirmadas, vindas de um desenvolvedor, o Apple Watch não mostrará sua característica face “Rainbow” — o plano de fundo de arco-íris — caso seja pareado com um iPhone em território russo. O especialista Guilherme Rambo publicou tweet exibindo o código que traz o comando, após ter feito engenharia reversa no firmware do smartwatch.

As informações repercutiram na imprensa, mas ainda não foram confirmadas. Mais além, não está claro se a Apple teria codificado o firmware do Watch desta forma para obedecer as leis vigentes no país eurasiático, ou tendo em mente a segurança do público homo/bissexual dali. Finalmente, não há informações disponíveis quanto a qual modelo do Apple Watch o código abaixo se refere.

A Rússia determinou, em 2013, que toda e qualquer manifestação em favor do público LGBTQ+ no país seria considerada propaganda ilegal. Consequentemente, qualquer ativismo relacionado ao tópico tornou-se crime. A Anistia Internacional criticou severamente a legislação, que refere-se a relações fora do eixo heteronormativo como “relações sexuais não-tradicionais” e proíbe “falar positivamente sobre direitos LGBTQ+, promover eventos de orgulho ou dizer que relações LGBTQ+ são iguais às heterossexuais na presença de menores”. Ainda que não esteja expressamente proibindo relações do tipo, a norma dificulta a vida de gays, trans e bissexuais, bem como qualquer outro indivíduo de gênero fluído, visto que “menores” estão em todo lugar.

Continua após a publicidade

Durante a Copa do Mundo de 2018, um protesto velado (e deveras criativo) chamou a atenção: torcedores da Espanha, Holanda, Brasil, Argentina e Colômbia — cujas cores de camisetas remetem ao arco-íris — tiraram fotos com as roupas de suas respectivas seleções em pontos turísticos da Rússia. Eles disseram não ter sofrido represálias da polícia local. As cores do arco-íris fazem parte da celebração do Orgulho LGBTQ+ e ocorrem em diversos graus anualmente.

A Apple, além de disponibilizar a face do arco-íris no Apple Watch desde 2016, também distribui pulseiras do smartwatch com as mesmas cores para funcionários que compareçam a uma das muitas Paradas de Orgulho LGBTQ+ ao redor do mundo.

Fonte: Gizmodo, CNET, ABC News