Xiaomi prepara novo celular top com processador feito "em casa"
Por Vinícius Moschen |

Novas publicações de portais internacionais apontam que a Xiaomi já está desenvolvendo a série Xiaomi 17S de celulares com processadores XRing criados pela própria marca. Detalhes vazados mostraram algumas das primeiras características do 17S Pro, incluindo informações de performance.
- Qual é o melhor celular Xiaomi para comprar?
- O que há de novo nos celulares da Xiaomi? Veja 7 recursos do HyperOS 2
A nova série deve ser a sucessora direta do Xiaomi 15S Pro, lançado no início de 2025 como uma atualização de meio de ciclo entre os tops de linha da marca chinesa.
Ao mesmo tempo, a Xiaomi tende a usar essa linha como um "campo de testes" para suas tecnologias proprietárias antes de realizar uma expansão global.
Por isso, o maior destaque tecnológico previsto para a série 17S é a estreia do processador XRing O2. A plataforma substituirá o XRing O1 utilizado no 15S Pro, e promete entregar melhorias significativas em potência de processamento e eficiência.
Afinal, relatos sugerem que ele pode ser fabricado em um processo de 3 nm, assim como plataformas atuais da Qualcomm e MediaTek, e utilizar a arquitetura mais recente da Arm.
Para referência de desempenho, o antecessor O1 foi apresentado com performance similar à do chip top de linha MediaTek Dimensity 9400.
Xiaomi quer aumentar independência em chips
O processador sinaliza o esforço contínuo da Xiaomi para reduzir sua dependência da Qualcomm, em um movimento semelhante ao visto em gigantes como a Apple e a Samsung.
Mesmo assim, os modelos globais principais, como o Xiaomi 17, permanecem com chips Snapdragon de gerações mais recentes. Eles seguem como uma escolha considerada "segura e familiar" para a empresa.
Embora a Xiaomi ainda não tenha divulgado datas oficiais, o lançamento comercial desta nova linha de dispositivos deve ocorrer durante o ano de 2026. Seguindo o padrão de distribuição dos modelos anteriores da série "S", espera-se que a série 17S seja exclusiva para o mercado chinês.
Leia mais no Canaltech:
- Novo iPhone vai ter tela mais parecida com Samsung, sugere informante
- Mulher é levada ao hospital após ver propaganda em geladeira da Samsung; entenda
- O que os óculos inteligentes indicam sobre o futuro dos celulares? Entenda