Xiaomi confirma que manterá anúncios nos seus celulares
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |

Após rumores anteriores terem indicado que a Xiaomi poderia deixar de colocar anúncios na interface dos seus celulares, a própria marca desmentiu a informação. Mesmo assim, reduções na quantidade de propagandas e aplicativos não solicitados ainda acontecerão.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- POCO M6 Plus é anunciado com processador “acelerado” e câmera de 108 MP
As notícias prévias apontavam que a Xiaomi colocaria uma nova opção no menu de configurações dos seus celulares, permitindo a retirada completa do chamado bloatware — ou seja, os aplicativos pré-instalados e publicidades integradas ao sistema operacional.
No entanto, a marca apontou que esta alternativa ficaria “escondida” e não seria usada por tantas pessoas. Por isso, a melhor estratégia seria reduzir a quantidade de bloatware para todos, mas sem a opção de desligá-lo:
“Nossa filosofia é fazer mudanças que sejam facilmente acessíveis e benéficas para todos os nossos usuários, então não estamos planejando adicionar um comando que, realisticamente, somente uma pequena parte dos usuários iria descobrir e usar”.
A empresa ainda indicou que as reduções do bloatware poderão ser vistas a partir dos seus próximos dispositivos topo de linha. A série Xiaomi 15 pode estrear este novo momento, já que os aparelhos etão previstos para o último trimestre de 2024.
A presença de anúncios nos celulares é considerada pelas montadoras como uma forma de deixar os celulares mais baratos, já que as propagandas pagam parte das contas. Por isso, não é esperado que eles sejam completamente abandonados, independentemente da empresa.