Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi 13 e 13 Pro passam por testes de câmeras do DXOMARK

Por| Editado por Wallace Moté | 13 de Março de 2023 às 08h34

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Xiaomi)
(Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Após terem sido lançados no final do ano passado, os modelos Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro passaram pelos rigorosos testes de câmera do DXOMARK. Os resultados mostram uma ligeira vantagem para o modelo Pro, especialmente por conta da qualidade em conteúdos com zoom.

Xiaomi 13 Pro tem telefoto mais avançada

Continua após a publicidade

Uma das principais diferenças do modelo Pro está na sua câmera telefoto, que chega com um sensor de 50 MP. Mesmo que não seja o melhor conjunto zoom do mercado, ele ainda conseguiu entregar boa qualidade em curto e médio alcance — porém, aproximações mais distantes causam perceptível perda de qualidade.

As outras câmeras do Xiaomi 13 Pro também têm 50 MP, tanto na principal quanto na ultrawide. Em geral, os destaques foram positivos em aspectos como precisão de exposição e cores, mesmo que algumas instabilidades possam acontecer.

O alcance dinâmico foi outro ponto elogiado pelos especialistas do DXOMARK, mesmo em cenários com condições de luz mais precárias. Contudo, alguns efeitos indesejados ocorrem com o processamento das imagens, como “anéis” de iluminação em volta dos elementos enquadrados.

Continua após a publicidade

Uma das críticas mais presentes foi a demora entre o acionamento do botão de obturador, e a captura de imagem. Este problema pode atrapalhar na procura pelo momento decisivo, especialmente em cenas de ação com maiores níveis de contraste.

A gravação de vídeos foi bem avaliada pelo portal, especialmente em comparação com os rivais do Xiaomi 13 Pro. Afinal, o smartphone foi capaz de manter um bom balanço entre redução de ruído e preservação de detalhes, além de manter cores precisas e exposição estável — por outro lado, o foco automático mostrou alguma instabilidade.

Com este conjunto, o Xiaomi 13 Pro conquistou 136 pontos, e ficou na 16ª posição do ranking global do DXOMARK.

Continua após a publicidade

Xiaomi 13 tem dificuldades com alcance dinâmico

Se o alcance dinâmico foi um dos pontos elogiados pelo DXOMARK no Xiaomi 13 Pro, a situação é inversa no Xiaomi 13. O smartphone teve dificuldades em balancear os pontos mais claros e escuros das imagens, especialmente em ambientes escuros.

Efeitos visuais indesejados também foram vistos em fotos e vídeos, enquanto a estimação de profundidades no modo retrato foi considerada imprecisa. A equipe de analistas ainda percebeu instabilidades na exposição, novamente nas cenas com condições de luz mais precárias.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Xiaomi 13 foi capaz de entregar um balanço de brancos neutro e agradável, inclusive em cenas difíceis. A exposição é correta em ambientes abertos, onde as imagens mostraram abundância de texturas.

Além da câmera principal de 50 MP, o smartphone ainda conta com uma ultrawide de 12 MP e telefoto de 10 MP. Mesmo que sejam componentes menos avançados em comparação com o modelo Pro, o DXOMARK ainda entendeu que o resultado de ambas as câmeras auxiliares foi satisfatório.

Continua após a publicidade

Com isso, o Xiaomi 13 terminou o teste do DXOMARK com 130 pontos, suficientes para colocá-lo na 30ª colocação do ranking geral.

Fonte: DXOMARK (1,2)