Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volla Phone 22: smartphone alemão tem Android sem Google e distros Linux

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Abril de 2022 às 08h15

Link copiado!

Volla
Volla

Um novo projeto de campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) tem sido destaques nos últimos dias por apostar, segundo sua empresa, em "simplicidade e praticidade". O Volla Phone 22 é um smartphone que se destaca pelo Android sem Google e acesso a várias distribuições Linux no celular via multi-boot.

Tendo superado 5 vezes o objetivo original de sua campanha — cuja meta era arrecadar 10 mil euros —, o Volla Phone 22 agora tem data de lançamento para quem investiu no projeto, chegando a partir de junho de 2022.

Continua após a publicidade

Equipado com Volla OS, sistema operacional desenvolvido com base no Android Open Source Project (que é um projeto de código aberto gratuito), o dispositivo tem como um dos principais atrativos sua interface simples.

A tela inicial (Springboard) possui apenas um campo de texto inteligente para que usuários pesquisem na web, encontrem contatos ou abram um aplicativo com facilidade, e também um ponto vermelho para o menu de atalhos, permitindo acessar aplicativos pré-instalados como Telefone, Mensagens, Câmera, Galeria e mais.

O Volla Phone 22 não possui acesso aos aplicativos ou serviços do Google, não dependendo da nuvem para funcionar e com aplicativos de código aberto escolhidos pela própria Volla, além oferecer suporte nativo para VPN.

Continua após a publicidade

O sistema também permite ocultar aplicativos para maior segurança e privacidade, além de contar com firewall para bloquear endereços de IP.

Outro destaque do smartphone está na presença de distribuições Linux e acesso ao Ubuntu Touch, sistema operacional para smartphones com loja de aplicativos proprietária.

Além do Volla OS e Ubuntu Touch, usuários podem escolher instalar o Sailfish OS, Droidian e Manjaro no smartphone.

Continua após a publicidade

Em relação ao hardware do aparelho, o Volla Phone 22 possui uma tela de 6,3 polegadas com tecnologia IPS LCD, resolução Full HD, taxa de 60 Hz e entalhe em formato de gota para a câmera frontal.

O sensor frontal possui resolução de 16 MP, enquanto as duas câmeras traseiras adotam uma lente principal com sensor de 48 MP e uma lente ultrawide com 8 MP.

Continua após a publicidade

Equipado com MediaTek Helio G85, o Volla Phone 22 tem mesmo processador que o Moto G41, Realme C25s e Redmi Note 9, por exemplo. O modelo também conta com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Com bateria de 4.500 mAh, a empresa implementa um conector USB Tipo-C, entrada para fones de ouvido e leitor biométrico na tampa traseira.

Preço e disponibilidade

O Volla Phone 22 tem previsão de lançamento para junho de 2022 para quem apoiou o projeto no início pagando 378 euros (cerca de R$ 2.000). Seu preço oficial é de 398 euros (~R$ 2.080), com lançamento previsto para julho de 2022.

Continua após a publicidade

Volla Phone 22: ficha técnica

  • Tela: 6,3 polegadas, resolução Full HD, tecnologia IPS LCD, taxa de 60 Hz
  • Processador: MediaTek Helio G85 com até 2.0 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 128 GB eMMC
  • Câmera frontal: 16 MP
  • Câmeras traseiras: 48 MP (principal, PDAF) + 8 MP (ultrawide e macro)
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Dimensões: 157,5 x 75 x 10,4 mm
  • Peso: 210 gramas
  • Extras: leitor biométrico, porta USB-C, conector para fones de ouvido, NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 5 (802.11 a/b/g/n/ac)

Fonte: Kickstarter