Como limpar seu celular sem deixar manchas ou arranhar a tela

Para que seu smartphone tenha uma vida útil mais prolongada, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizá-lo — incluindo o manuseio e a limpeza. Confira, a seguir, algumas dicas importantes de como limpar seu celular corretamente, garantindo sua durabilidade. Vale ressaltar que essas dicas também são úteis para notebooks, tablets e outros dispositivos com tela.

Antes de limpar seu celular, desligue-o

Sempre que for limpar seu celular, desligue-o. Assim, se por um azar do destino o produto usado na limpeza acabar entrando em contato com componentes internos do aparelho, ele não estará ligado e, portanto, um problema ainda maior pode ser evitado — como panes elétricas, por exemplo.

Sempre que for limpar um celular, desligue-o (Foto: Reprodução)

Jamais use água para limpar seu celular

Objetos eletrônicos não devem, em hipótese alguma, ser limpados com água. Além de aumentar as chances de um curto-circuito, a água deixa resíduos que podem causar sérios problemas ao entrar em contato com peças internas, comprometendo a funcionalidade do smartphone. Por isso, dê preferência para sprays específicos, conhecidos como “limpa telas”.

Um produto bastante indicado para limpar celular é o isopropanol, ou álcool isopropílico, uma vez que ele não deixa quaisquer resíduos e não causa problemas caso entre em contato com componentes internos (o que significa que é possível usá-lo em todo o corpo do aparelho). Evite o uso de etanol hidratado (ou o álcool utilizado para limpeza de sua casa), bem como álcool em gel. Também não use detergentes, limpa-vidros ou removedores, já que, além de resíduos, eles podem deixar manchas permanentes na tela do seu celular.

Jamais use água para limpar seu celular (Imagem: Reprodução)

Use um pano adequado para limpar seu celular

Evite panos que deixam fiapos para trás, pois eles podem comprometer a visualização da tela de seu smartphone. Use um pano, preferencialmente de microfibra, limpo e seco, que esteja livre de qualquer resquício de produtos de limpeza. Evite, a todo custo, esponjas, panos ásperos, lãs de aço ou papéis, pois eles podem riscar a tela.

Cotonetes também podem ser utilizados para limpar o celular, uma vez que permitem alcançar cantinhos de difícil acesso.

Flanelas de microfibra são uma boa opção para limpar celular (Foto: Divulgação)

Use pouca quantidade do produto

Não exagere na quantidade usada do produto para limpar a tela de seu celular. No caso de versões em spray, uma borrifada já basta para uma limpeza completa. Dê mais importância à quantidade de vezes em que você esfrega a tela do que à quantidade de produto utilizado.

Use uma pequena quantidade de limpa telas para limpar seu celular (Foto: Divulgação)

Como limpar seu celular

Em suma, para realizar a limpeza de seu celular, siga as instruções abaixo:

  • Passo 1. Desligue o aparelho;
  • Passo 2. Umedeça levemente o pano com um produto adequado;
  • Passo 3. Faça movimentos circulares sobre a tela, até que todas as manchas sumam;
  • Passo 4. Use um cotonete para limpar os cantinhos (levemente umedecido com o produto);
  • Passo 5. Retire o restante das marcas com um pano seco.
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.