Como limpar seu celular sem deixar manchas ou arranhar a tela
Por Ariane Velasco • Editado por Guadalupe Carniel | •
Para que seu smartphone tenha uma vida útil mais prolongada, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizá-lo — incluindo o manuseio e a limpeza. Confira, a seguir, algumas dicas importantes de como limpar seu celular corretamente, garantindo sua durabilidade. Vale ressaltar que essas dicas também são úteis para notebooks, tablets e outros dispositivos com tela.
Antes de limpar seu celular, desligue-o
Sempre que for limpar seu celular, desligue-o. Assim, se por um azar do destino o produto usado na limpeza acabar entrando em contato com componentes internos do aparelho, ele não estará ligado e, portanto, um problema ainda maior pode ser evitado — como panes elétricas, por exemplo.
Jamais use água para limpar seu celular
Objetos eletrônicos não devem, em hipótese alguma, ser limpados com água. Além de aumentar as chances de um curto-circuito, a água deixa resíduos que podem causar sérios problemas ao entrar em contato com peças internas, comprometendo a funcionalidade do smartphone. Por isso, dê preferência para sprays específicos, conhecidos como “limpa telas”.
Um produto bastante indicado para limpar celular é o isopropanol, ou álcool isopropílico, uma vez que ele não deixa quaisquer resíduos e não causa problemas caso entre em contato com componentes internos (o que significa que é possível usá-lo em todo o corpo do aparelho). Evite o uso de etanol hidratado (ou o álcool utilizado para limpeza de sua casa), bem como álcool em gel. Também não use detergentes, limpa-vidros ou removedores, já que, além de resíduos, eles podem deixar manchas permanentes na tela do seu celular.
Use um pano adequado para limpar seu celular
Evite panos que deixam fiapos para trás, pois eles podem comprometer a visualização da tela de seu smartphone. Use um pano, preferencialmente de microfibra, limpo e seco, que esteja livre de qualquer resquício de produtos de limpeza. Evite, a todo custo, esponjas, panos ásperos, lãs de aço ou papéis, pois eles podem riscar a tela.
Cotonetes também podem ser utilizados para limpar o celular, uma vez que permitem alcançar cantinhos de difícil acesso.
Use pouca quantidade do produto
Não exagere na quantidade usada do produto para limpar a tela de seu celular. No caso de versões em spray, uma borrifada já basta para uma limpeza completa. Dê mais importância à quantidade de vezes em que você esfrega a tela do que à quantidade de produto utilizado.
Como limpar seu celular
Em suma, para realizar a limpeza de seu celular, siga as instruções abaixo:
- Passo 1. Desligue o aparelho;
- Passo 2. Umedeça levemente o pano com um produto adequado;
- Passo 3. Faça movimentos circulares sobre a tela, até que todas as manchas sumam;
- Passo 4. Use um cotonete para limpar os cantinhos (levemente umedecido com o produto);
- Passo 5. Retire o restante das marcas com um pano seco.