Publicidade

Teste de câmera | Huawei Pura 80 Ultra: a melhor câmera de celular do mundo

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Divulgação/Huawei
Divulgação/Huawei
Tudo sobre Huawei

A Huawei apresentou o Pura 80 Ultra no mercado global em julho de 2025, e o celular chamou a atenção de especialistas e entusiastas por oferecer a melhor câmera do mundo em um smartphone, inclusive chegando ao topo do ranking DxO Mark — maior referência global em testes padronizados. 

O Canaltech recebeu uma unidade do celular, e tivemos a oportunidade de testar, na prática, se ele é tudo isso mesmo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como é a câmera do Huawei Pura 80 Ultra para fotos? 

O Huawei Pura 80 Ultra estreia um sistema de câmera inovador, com lente telefoto dupla que usa o mesmo sensor e um prisma móvel para direcionar a luz entre duas lentes diferentes. 

Isso permite zoom óptico de 3,7x e 9,4x sem perda de qualidade. A primeira lente tem 50 MP e abertura f/2.4, enquanto a segunda oferece 12,5 MP e f/3.6, garantindo versatilidade em diferentes distâncias.

O conjunto se completa com uma câmera principal de 50 MP, no design dinâmico da Huawei, e uma ultrawide de 40 MP.

Na prática, o celular atinge as expectativas e justifica com maestria a escolha de “melhor do mundo” no ranking DxO Mark. 

As fotos contam com um nível de detalhes nunca visto em um celular antes. Dá para notar, com precisão, cada marca na pele, textura em uma superfície ou fios de cabelo, por exemplo. 

O mais surpreendente é que isso acontece não só com a câmera principal, mas também com a telefoto, que usa o sistema de prisma para atingir diferentes níveis de zoom com a mesma qualidade. 

Continua após a publicidade

Isso é ótimo, por exemplo, para fazer fotos no modo retrato, mesmo a distância. A foto abaixo foi tirada a uma distância de aproximadamente 8 metros, e ainda conseguiu manter bastante informação. 

As cores são bem fieis, beirando o realismo. Uma ótima característica, se levar em consideração que alguns celulares optam por saturar um pouco a imagem para deixá-la mais “intensa”. 

Continua após a publicidade

Opinião profissional 

Além de tirar ótimas fotos no dia-a-dia, o celular também chamou a atenção de profissionais. O fotógrafo do Canaltech, Ivo Meneghel Jr, ficou bastante empolgado com o Pura 80 Ultra.

Na prática, o sensor de 1 polegada é fisicamente grande para um smartphone, o que é excelente para capturar muito mais luz. Isso resulta em fotos com melhor definição e menos ruído, principalmente em ambientes escuros.

Já a abertura variável, algo raro em celulares, dá ao fotógrafo um controle que antes era restrito a câmeras profissionais. Ela permite "brincar" com os tipos de foto: o usuário pode escolher se quer uma abertura maior para deixar entrar mais luz e criar um desfoque de fundo natural, ou uma abertura menor para manter mais elementos da cena em foco.

Continua após a publicidade

Ivo também elogiou o sistema de telefoto dupla, que ele classifica como "único no mercado" por oferecer dois níveis de zoom óptico, 3,7x e 9,4x. Na prática, isso permite fotografar assuntos distantes sem a perda de definição que o zoom digital comum causa.

Por fim, ele menciona a lente macro dedicada. Esse tipo de lente é feito para focar em objetos muito próximos e "ajuda muito quem gosta de mostrar os mínimos detalhes", como a textura de uma folha ou de objetos do dia a dia.

“Fazia tempo que uma câmera de celular não me deixava tão animado para clicar. A câmera principal do Pura 80 Ultra vem com sensor de 1", 50 MP e abertura variável, o que ajuda muito a pegar mais luz e brincar nos diferentes tipos de foto. O sistema de telefoto dupla tem zoom de 3,7x e 9,4x ― a única do mercado e dá para aproximar legal  mesmo sem perder definição. E a macro dedicada ajuda muito para quem gosta de mostrar os mínimos detalhes, tipo uma folha, ou até uma textura do dia a dia. O celular ficou bem versátil para fotografia, na real.”

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade