Teste de bateria | Veja se o Motorola Edge 60 Neo dura o dia todo
Por Renato Moura Jr. • Editado por Léo Müller |

O Edge 60 Neo é o mais novo intermediário com excelente custo-benefício da Motorola. Ele chega ao mercado com uma bateria de 5.000 mAh e carregamento super-rápido de 68 W – uma combinação interessante para sua faixa de preço, que já pode ser vista por menos de R$ 3.000.
Após testá-lo por alguns dias, trazemos aqui como ele se saiu em termos de autonomia. Confira:
Autonomia no uso cotidiano
No nosso teste padronizado, colocamos o Edge 60 Neo para rodar um vídeo em 4K com brilho no máximo por quatro horas consecutivas.
Ao fim do período, ele havia consumido cerca de 40% da sua carga total – o que implicaria em aproximadamente 10 horas de autonomia em condições extremas.
A partir disso, pode-se afirmar que o Edge 60 Neo tem um desempenho energético razoável, alinhado com o que se espera de um modelo intermediário. Sob uso moderado (navegação, redes sociais, mensagens, vídeos etc.), ele aguenta mais de um dia tranquilamente.
No entanto, quem forçar o aparelho com longas sessões de jogos ou gravação de vídeos terá que recarregá-lo diariamente, dependendo da intensidade do uso.
Na prática, esse resultado confirma que o aparelho é confiável para um dia de uso normal, mas não redefine os padrões da categoria.
Velocidade de carregamento
Em relação à velocidade de carregamento, os 68 W garantidos pelo TurboPower garantem excelente praticidade no dia a dia.
Cerca de 30 minutos plugado na tomada já é o suficiente para carregar mais da metade, não passando muito disso para completar a carga.
Dessa forma, até quem exige ao máximo do seu telefone consegue solucionar rapidamente a falta de bateria quando estiver fora de casa – seja o deixando na tomada por alguns minutos ou levando um power bank consigo.
Experiência de uso
O Edge 60 Neo não é um “campeão de bateria”, que chega a passar dois dias sem recarga, mas oferece um desempenho sólido para o dia a dia — especialmente considerando seu posicionamento de mercado.
Quem alterna entre atividades leves e moderadas pode contar com uma autonomia satisfatória. Se seu perfil exige uso intenso contínuo (jogos 3D, gravações, streaming pesado), convém ter o hábito de recarregar no fim do dia para aproveitá-lo melhor.
Além disso, o equilíbrio entre autonomia e recarga rápida garante mais tranquilidade no cotidiano, já que sabemos que ele pode ser recarregado rapidamente em momentos de necessidade.
Veredito
O Motorola Edge 60 Neo entrega um conjunto equilibrado de bateria competente com recarga rápida e hardware moderno. Para o usuário médio que navega na internet, assiste vídeos esporadicamente, acessa redes sociais e apps, o aparelho dá conta com folga ao longo do dia.
Para o usuário mais exigente, convém moderar as expectativas quanto a autonomia máxima. De todo modo, não deixa de ser um ótimo aparelho dentro da sua categoria.


