Publicidade

Surface Duo 3 poderá adotar tela única e flexível, aponta patente

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Maio de 2022 às 14h40

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft poderá fazer importantes mudanças na próxima geração da linha Surface Duo, especialmente no quesito de construção. Novas patentes registradas pela marca fazem menção a um display único e flexível, assim como os concorrentes das linhas Samsung Galaxy Z Fold ou Xiaomi Mix Fold, por exemplo.

Continua após a publicidade

A documentação explica que o aparelho teria “uma série de espaços para a placa traseira, com extensões entre a parte superior e inferior desta placa, para facilitar a dobra”. Desta forma, a marca pretende evitar efeitos típicos do vidro ultrafino (UTG), como a aparição de vincos ou rugas.

Entretanto, ainda não é possível afirmar que a Microsoft chegou à solução definitiva para celulares com telas dobráveis completamente lisas. Para isso, a tecnologia precisa passar por uma série de testes internos, entre outras fases de desenvolvimento.

Atualmente, o Surface Duo 2 é composto por duas telas AMOLED de 5,6 polegadas, com construção rígida e mais resistente em comparação com os dobráveis. A dobradiça interna também permite que o aparelho seja manipulado em 360 graus, algo que não acontece nos dispositivos com tela flexível.

Porém, o dispositivo nunca teve o mesmo nível de popularidade dos concorrentes. A presença de uma considerável borda entre as duas telas aparece como uma desvantagem, assim como problemas de integração deste formato com o software Android instalado nele — o preço inicial de 1.500 dólares (cerca de R$ 7.193 em conversão direta) também não contou a favor do modelo.

Continua após a publicidade

Portanto, a linha Surface Duo pode se tornar “Mono”, e dessa forma se alinhar ao que parecem ser tendências mais fortes de formatos para celulares no futuro. Além disso, a nova estrutura deverá ser mais fina em comparação com o modelo atual, entre outras vantagens.

Ainda não há como confirmar se o próximo celular Surface teria o suporte para tela flexível em 360 graus — algo que seria inédito neste momento. Recentemente a LG apresentou um novo display OLED capaz de fazer exatamente isso, o que pode ser de grande interesse para a Microsoft.

De qualquer forma, o registro de patentes não garante que determinada tecnologia seja utilizada a curto prazo. Por isso, as novidades podem aparecer depois do suposto Surface Duo 3, que sequer tem uma data de lançamento até o momento.

Continua após a publicidade

Fonte: TechRadar