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Smartphones da Meizu são vendidos há mais de um ano sem homologação no Brasil

Por| 21 de Agosto de 2019 às 11h16

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Smartphones da Meizu são vendidos há mais de um ano sem homologação no Brasil
Smartphones da Meizu são vendidos há mais de um ano sem homologação no Brasil
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Depois da Xiaomi, agora outra companhia está vendendo smartphones no Brasil sem a devida homologação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao menos 20 aparelhos da Meizu estão oficialmente à venda no país, mas não possuem homologação.

O colunista Anderson Mansera, do site Mobizoo, percebeu que vários aparelhos da Meizu não constam no site. Como órgão público, se a consulta não oferece retorno, isso indica que tais aparelhos não possuem certificação da agência.

A reportagem do Canaltech também fez a mesma busca no site da Anatel e econtrou a empresa Meizu Technology Co. Ltd.. Dentro da aba da companhia, a busca por produtos homologados oferece 12 respostas: cinco sobre baterias de lítio, duas relacionadas a carregadores e cinco smartphones.

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Os modelos homologados pela Meizu junto à Anatel são estes:

  • M621H - código do Meizu M5 Note
  • M710H - Código do Meizu M5c
  • M3 Note
  • M571H - Código do M2 Note
  • M461 - Código do MX4

Aqui no Brasil, quem faz a revenda dos aparelhos da companhia é a Vi Station. Em seu site oficial, a empresa tem listados 22 aparelhos diferentes disponíveis, sendo que apenas dois deles (variações do M5c) contam com homologação da Anatel.

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Na loja virtual ainda aparecem os Meizu M6, M6 Note, C9 Pro, C9, X8 e outros aparelhos sem a devida documentação junto à entidade. Alguns deles, como o M6 Note, já estão à venda desde abril do ano passado, sem contar com a documentação correta. Ou seja, há mais de um ano no mercado.

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da Vi Station. A companhia informou que vai verificar a situação e responder o pedido. Assim que houver uma resposta, esta reportagem será atualizada.

Anatel

A homologação pela Anatel é uma obrigatoriedade desde 2000, por conta de uma resolução que criou o Regulamento para Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações.

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Pelo documento, a “homologação é pré-requisito obrigatório para fins de comercialização e utilização” de aparelhos, incluindo os smartphones. O texto aponta pena de “multa e providências para apreensão” no descumprimento da lei.

A homologação é um processo em que a Anatel verifica se o aparelho tem todos os requisitos para funcionar aqui no Brasil. Entre eles, a verificação se a voltagem e conexão de rede funcionam em território nacional. Trata-se de uma garantia de que o dispositivo está adaptado às necessidades do mercado brasileiro.

Em junho deste ano a Xiaomi também foi acusada de não ter as devidas documentações para venda de aparelhos no Brasil. A Anatel informou ao Canalteh que “as empresas que fornecem produtos não-homologados estão sujeitas às sanções administrativas da Anatel”.

No caso da Xiaomi, a Agência ressaltou o Plano de Ação de Combate à Pirataria.

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“Consiste em ações de fiscalização na comercialização de produtos para telecomunicações não homologados em vários segmentos, dentre eles, em distribuidores, Correios, aduana, e-commerce, feiras e eventos, etc. Ademais, a Agência está presente no Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), o que tem contribuído com maior integração, sinergia e difusão de políticas públicas no combate a produtos ilícitos. As empresas que fornecem produtos não homologados estão sujeitas às sanções administrativas da Anatel”, completa o comunicado de julho da companhia. 

Embora tenha informado que a Xiaomi estaria sujeita à sanções, não notificou quais seriam nem quando seriam aplicadas.

O Canaltech entrou em contato novamente com a Anatel e aguarda um novo posicionamento sobre o caso da Meizu.

Fonte: Anatel, Mobizoo, Vi Station