Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Smartphone do Projeto Ara chega nos próximos meses para desenvolvedores

Por| 20 de Maio de 2016 às 17h20

Link copiado!

https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--Nw27Nbg
https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--Nw27Nbg

O Projeto Ara, a visão do Google para o verdadeiro smartphone modular, já vem sendo comentado há algum tempo no mundo da tecnologia. Porém, o desenvolvimento do projeto tem sofrido com alguns atrasos, mas parece que finalmente isso está para mudar. O Google prometeu que, nos próximos meses, os desenvolvedores terão acesso ao primeiro dispositivo modular do Ara — uma versão para o consumidor final será apresentada no decorrer de 2017.

Depois de ter sido anunciado oficialmente há um ano, o Projeto Ara não revelou muita coisa, mas serviu de inspiração para outras fabricantes de smartphones. Em 2016, o LG G5, novo topo de linha da LG, adotou o conceito de peças modulares com o "magic slot". Segundo rumores, o próximo Moto X (ou Moto Z) e o iPhone 7 também devem possuir algum tipo de função modular.

O chefe do Projeto Ara, Richard Woolridge, esclareceu algumas razões da demora no desenvolvimento do produto. "No decorrer de 2015, nossa equipe trabalhou em padronizar os módulos para, dessa forma, os desenvolvedores começarem a construí-los", comentou executivo em conversa com o site da Wired. "A parte chave foi reprojetar os conectores da parte traseira. Cada um deles tem que suportar a constante conexão e desconexão de peças, carregar os módulos quando eles são plugados e, o principal, não podem quebrar ou simplesmente cair. A equipe criou uma entrada proprietária, mas com padrão aberto UniPro."

Continua após a publicidade

O líder da equipe ainda ainda deu mais detalhes a respeito do gadget. "O telefone possui seis entradas, cada uma delas pode transmitir 11.9 Gigabits de dados por segundo em ambas as direções."

Na conferência Google I/O deste ano, a equipe do projeto Ara demonstrou alguns módulos intercambiáveis, conseguindo trocar o módulo da câmera e tirar uma foto sem precisar reiniciar o aparelho. O Google também lançou um pequeno teaser do Projeto Ara em ação — confira o vídeo abaixo:

Nenhuma informação de preço ou se o aparelho será um high end foi revelada. Desenvolvedores interessados no Projeto Ara já podem se cadastrar aqui no link oficial do Google.

Continua após a publicidade

Fonte: Wired