Seu iPhone pode ser usado para abrir portas em breve, sugere site

Por Wagner Wakka | 28 de Maio de 2018 às 19h05
TUDO SOBRE

Apple

A Apple deve ampliar as possibilidades de utilização do sistema de comunicação por campo de proximidade, ou NFC na sigla em inglês, pela qual a tecnologia é mais conhecida. Segundo reportagem do site The Information, a empresa deve ampliar as capacidades da tecnologia para além de só funcionar como pagamentos, pelo Apple Pay, como acontece atualmente.

Segundo a publicação, o anúncio destas novas funcionalidades do NFC deve acontecer durante a Apple Worldwide Developers Conference (WWDC) de 2018, evento para desenvolvedores que começa em 4 de junho.

A tecnologia do NFC é simples: um chip interno do aparelho estabelece uma comunicação direta com um receptor do sinal quando ambos são aproximados. Atualmente, esta tecnologia permite a substituição de cartões de crédito, por exemplo, ou até mesmo pode ser usada para recarga de cartão de transporte público.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Entretanto, a proposta da Apple é tornar o dispositivo uma ferramenta segura em substituição a chaves e cartões de entrada atuais. Ou seja, a ideia é de que se use o iPhone para abrir carros, casa e até quartos de hotel.

Ainda, esta seria uma novidade já implementada em aparelhos atuais da empresa, como o iPhone SE, iPhone 6 e mais recentes. Atualmente, os dispositivos são já são usados como mecanismo de segurança para algumas funções que exigem menos controle, como armários de academias. Contudo, a comunicação é feita via bluetooth. O NFC, no entanto, além de ser mais simples e rápido, também é mais seguro, o que possibilitaria a utilização em ambiente que pedem sistemas mais rigorosos.

Esta informação confere com um anúncio recente da Apple, quando a empresa anunciou que está trabalhando com a HID Global, uma empresa americana de segurança, para aprimorar o NFC. Atualmente, em algumas cidades, já se pode usar o smartphones para passar por catracas de transporte público. Isso acontece nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Rússia.

De acordo com uma fonte interna da empresa, a Apple já está testando a tecnologia em sua sede, na Califórnia, lugar em que funcionários já podem usar seus aparelhos para abrir portas. A Apple, contudo, ainda não confirmou a informação.

Fonte: The Information

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.