Siga o @canaltech no instagram

Samsung usa imagens de câmeras profissionais para divulgar lentes do Galaxy A8

Por Wagner Wakka | 16 de Agosto de 2018 às 18h27
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Galaxy A8 (2015)

Ficha técnica

A Samsung pode ter cometido algo que foi considerado, na melhor das hipóteses, uma gafe. O usuário do Twitter Felipe Torres acusa a empresa de ter usado uma foto de uma câmera DSLR para divulgar a qualidade de foto do Samsung Galaxy A8, como se a foto tivesse sido tirada pela lente frontal do aparelho.

O caso teve início no último dia 14. A empresa postou a foto de um casal com a descrição de que o Galaxy A8 tem “foco dinâmico e deixa em destaque na foto o que mais importa”, seguida da foto do casal como exemplo desta função.

Contudo, Torres comentou, em tom de dúvida, questionando se a foto teria mesmo sido tirada com o smartphone. Em tréplica, a página oficial informou que sim, a foto havia sido tirada com a lente frontal do Galaxy A8.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Foi aí que Torres buscou a foto em outro local e encontrou sua verdadeira fonte: a imagem aparece no catálogo do Getty Images. Olhando nas propriedades da foto, é possível confirmar que ela foi feita com uma DSLR Canon EOS 5D Mark III, e não com o smartphone, o qual teria uma capacidade muito inferior à de uma câmera profissional.

A foto é facilmente encontrada no banco de imagens e uma simples olhada nas propriedades revela como foi tirada.

O que diz a Samsung?

A companhia respondeu ao usuário com um pedido de desculpas por ter informado que a imagem havia sido tirada com o smartphone. Pela rede social, ela falou: “Ops, desculpe, você tem razão, Feliperas. A resposta dada antes realmente não estava correta. Muitas das fotos que postamos são tiradas usando os nossos smartphones, mas algumas, como essa, são banco de imagens que também expressam a atitude do nosso público-alvo”.

De fato, há outras campanhas da empresa de divulgação de suas lentes em que a companhia usa de fotos de bancos de imagens terceirizadas. Outros posts semelhantes carregam a mesma ideia. Entre eles, há um em que a companhia mostra a câmera do Galaxy S9 promovendo a qualidade de ajuste de luz do aparelho (imagem no final da notícia). “A câmera do #GalaxyS9 se ajusta sozinha à luz baixa e faz ótimas fotos até depois de anoitecer. #SamsungGalaxy #ACameraReimaginada”, informa o post. Contudo, a foto é também de um banco de imagens e, do mesmo modo, foi tirada com uma câmera Canon EOS 5DS R.

Em contato com o Canaltech, a Samsung reiterou que "segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor" e esclareceu o caso informando que "ao contrário do que foi informado em sua página oficial no Twitter, a peça publicitária é uma das que são provenientes de um banco de imagens como parte da comunicação do smartphone".

Mea culpa?

Apesar de informar que usa imagens do tipo para suas campanhas, a Samsung retirou o tweet questionado por Torres do ar. Mas a internet não perdoa, e cá está o screenshot:

O anúncio do S9, claro, também foi retirado nesta quinta do Twitter da Samsung. Mas tem print, também:

E a imagem original do Getty Images:

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.