Samsung encerra oficialmente linha Galaxy J

Por Felipe Demartini | 09 de Abril de 2019 às 10h03
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

A Samsung confirmou oficialmente o fim da linha Galaxy J e sua substituição pela família Galaxy A de smartphones. Em um vídeo publicado pela empresa na Malásia, a companhia afirma que os novos modelos são a evolução dos aparelhos mais baratos que os usuários aprenderam a conhecer e a amar, com uma rápida demonstração de algumas de suas capacidades logo na sequência.

Focados no médio porte e em usuários que não desejam gastar tanto assim com um smartphone, a família Galaxy A reúne hardware mediano com algumas capacidades avançadas em termos de câmera, tela ou bateria, de acordo com a vontade do freguês. Os usuários também podem optar por uma versão mais simples, que logicamente é a mais em conta de todas elas.

Isso se reflete, por exemplo, em modelos com duas ou três câmeras, incluindo lentes grande angulares ou com zoom óptico, mas tem naqueles que possuem apenas uma. Displays Super AMOLED também estão disponíveis em alguns dos aparelhos, assim como uma bateria mais robusta, ou não, caso o usuário não esteja tão a fim de enfiar a mão no bolso assim;

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Essas opções são exibidas no vídeo publicado pela Samsung, que dá destaque a aparelhos como o Galaxy A50 e o Galaxy A30, que também contam com tecnologias de carregamento rápido da bateria e os citados grupos de câmeras na parte traseira, bem como telas com notch waterdrop que tomam conta de toda a parte da frente do aparelho, contando também com um sensor de impressões digitais embutido sob elas.

A fabricante, claro, continuará dando suporte e até lançando atualizações e recursos para os modelos da linha Galaxy J que estão nas mãos dos clientes neste momento. Unidades antigas, logicamente, também continuarão a serem vendidas nas lojas enquanto durarem os estoques e a expectativa, sempre que uma nova era de aparelhos surge, inclusive, é de quedas nos preços, o que pode ser uma boa oportunidade para quem quiser pagar ainda mais barato.

Outros indícios de que a linha Galaxy J estava perto do fim foram dados recentemente, com comparativos entre modelos antigos e novos na página oficial da Samsung e, claro, uma grande campanha de marketing em cima dos aparelhos mais recentes, enquanto a outra linha permanecia sem lançamentos. Já há alguns anos, a fabricante vem fazendo esforços para simplificar e alinhar sua lista de lançamentos, com a mudança atual sendo mais uma demonstração desse movimento.

Enquanto isso, a linha Galaxy A segue em frente e os rumores mais recentes apontam para o lançamento do Galaxy A90, um dispositivo com uma dupla de câmeras na parte de trás que também podem ser rotacionadas para a parte da frente, trazendo mais qualidade para as selfies. O modelo não foi confirmado oficialmente ainda e, claro, não aparece no vídeo oficial da Samsung.

Os fãs da linha Galaxy J podem ter um pouco de esperança, mas não muita. A Malásia é o primeiro país a ter a transição confirmada e ainda não existem informações sobre essa alteração acontecendo em outros territórios, o que inclui o Brasil. Entretanto, não existem motivos para pensar que será diferente no restante do mundo já que, como dito, a Samsung vinha dando indicações sobre essa alteração já há algum tempo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.