Redmi Note 12S x Galaxy A34 | Qual é mais rápido?
Por Felipe Junqueira • Editado por Léo Müller | •

Redmi Note 12S é a opção “gamer custo-benefício” da linha Redmi Note 12. O Galaxy A34 tem uma proposta um pouco diferente, e traz chip com suporte ao 5G e boas especificações. Qual deles será o mais rápido?
- Review Redmi Note 12S | O celular que sempre entrega custo-benefício
- Review Galaxy A34 | Ótimo intermediário em todos os pontos
O Canaltech já analisou ambos e tem uma resposta. Entenda a seguir qual é mais veloz, o motivo, e até que ponto isso vai impactar no seu uso do dia a dia.
🛒 Veja o preço do Redmi Note 12S no Magalu
🛒 Veja o preço do Redmi Note 12S no Mercado Livre
🛒 Veja o preço do Galaxy A34 5G no Magalu
🛒 Veja o preço do Galaxy A34 5G na Amazon
Qual tem o melhor desempenho: Redmi Note 12S ou Galaxy A34?
O Galaxy A34 é ligeiramente mais rápido que o Redmi Note 12s. Ele possui chip com tecnologias mais avançadas e maior frequência de processamento. Além disso, o celular da Samsung teve uma pontuação de CPU melhor no AnTuTu, e bem superior na GPU.
O saldo total no benchmark foi de 476.919 pontos para o A34 e 387.625 pontos para o Note 12S. Porém, enquanto o modelo da Samsung passou de 130 mil pontos em CPU, o da Xiaomi ficou um pouco acima de 128 mil. Já em GPU, o Redmi teve menos de metade da pontuação do concorrente.
É claro que uma análise assim, sozinha, não é o bastante. Há casos de smartphones com excelente hardware que, por conta de má otimização, não conseguem desempenhar as tarefas como esperado. Mas não é o caso do Galaxy A34, que é bem veloz.
O Canaltech testou ambos os modelos e deu para sentir, mesmo que de leve, uma vantagem do celular da Samsung. O Redmi Note 12S é um pouco menos rápido para abrir aplicativos e alternar telas. A diferença, no entanto, não deve ser sentida por muitos usuários no dia a dia.
Para jogar, no entanto, eu recomendo o Galaxy A34. A GPU é bem mais potente, e isso está claro na pontuação do AnTuTu. Durante os testes, o aparelho rodou jogos leves e pesados com fluidez excelente. É verdade que o Redmi Note 12S também foi bem, mas pode precisar de uma redução gráfica em jogos mais exigentes.
Especificações técnicas
Para entender melhor as diferenças entre o Redmi Note 12S e o Galaxy A34, você deve compreender as fichas técnicas. No caso do comparativo de velocidade e desempenho, podemos focar apenas em dois aspectos: chip — o que inclui o processador — e memória.
O Redmi Note 12S tem a plataforma Helio G96, da MediaTek. Trata-se de um chip sem suporte ao 5G, com processador de oito núcleos que rodam a até 2,05 GHz. A arquitetura dos dois núcleos mais velozes é Cortex-A76. Este modelo tem uma GPU Mali-G57 MC2. O aparelho pode ter 6 GB ou 8 GB de memória RAM.
Já o Galaxy A34 tem um Dimensity 1080, que tem processo de fabricação mais avançado, de 6 nanômetros. Os dois núcleos mais rápidos chegam a 2,6 GHz e têm arquitetura superior, Cortex-A78. Ou seja, é mais eficiente, além de mais veloz. A GPU é Mali-G68 MC4, e o modelo da Samsung tem 6 GB ou 8 GB de RAM, também.
Dá para ver que o celular da Samsung tem tecnologias mais recentes. E a otimização está boa, o aparelho consegue aproveitar bem o hardware disponível — mesmo que pudesse ser ainda melhor. O Redmi Note 12S tem tecnologias um pouco menos recentes, não é grande coisa. Mas isso faz diferença no dia a dia.
🛒 Veja o preço do Redmi Note 12S no Magalu
🛒 Veja o preço do Redmi Note 12S no Mercado Livre