Realme 7 5G vs Realme 7: celular 4G ainda dá conta do recado ou é a vez do 5G?

Realme 7 5G vs Realme 7: celular 4G ainda dá conta do recado ou é a vez do 5G?

Por Felipe Junqueira | Editado por Wallace Moté | 08 de Abril de 2021 às 21h20
Montagem Canaltech

A Realme chegou ao Brasil no começo de 2021 com a ousada meta de se tornar uma das três maiores fabricantes de celulares do país. Em quatro meses, a companhia já lançou três modelos, sendo o mais recente deles o smartphone 5G mais barato do país no lançamento.

O Realme 7 5G é, basicamente, uma versão compatível com a quinta geração da banda larga móvel do Realme 7, que já estava à venda por aqui. Mas há algumas mudanças em tela, processamento e câmera que podem deixar o consumidor em dúvida.

Será que vale a pena investir neste novo modelo, ou a versão 4G está de bom tamanho? Entenda tudo neste comparativo Realme 7 5G vs Realme 7.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Design

Realme 7 5G e Realme 7 lado a lado (Imagem: Divulgação/Realme)

Visualmente, os dois são bastante parecidos, com módulo de câmera retangular no canto superior esquerdo da parte traseira, onde ficam as quatro câmeras em fila vertical com o flash ao lado no Realme 7, e três à esquerda e mais uma, além do flash, no 7 5G. os dois ainda possuem efeito degradê que dá a impressão de haver uma divisão na tampa.

Ambos são vendidos na cor azul, que tem um Realme discreto na parte inferior, e o Realme 7 também pode ser encontrado em prata, com as mesmas características, enquanto o 7 5G tem uma opção prata com o nome da marca gigante em praticamente toda a metade direita.

Os dois modelos ainda contam com acabamento em plástico, conectores USB-C e P2 na parte inferior, leitor de impressão digital embutido no botão de energia, à direita, e botões de volume na esquerda, onde também fica a gaveta de chips, com espaço para dois SIM e um cartão microSD. A tela é plana com recorte no canto superior esquerdo para a câmera de selfies e bordas muito finas.

Em resumo, aparelhos visualmente muito parecidos, principalmente na cor azul.

Tela

  • Realme 7 5G: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução Full HD de 1080 x 2400 pixels, taxa de atualização de 120 Hz;
  • Realme 7: IPS LCD de 6,5 polegadas, resolução Full HD de 1080 x 2400 pixels, taxa de atualização de 90 Hz.

Os dois dispositivos possuem tela IPS LCD com 6,5 polegadas e resolução Full HD, com a mesma densidade de pixels e mesma proporção. Segundo a fabricante, o brilho típico chega a cerca de 480 nits nos dois modelos, que é razoável para usar o telefone na rua.

Realme 7 5G prateado tem nome da marca impresso em tamanho grande na traseira (Imagem: Divulgação/Realme)

A única diferença é a taxa de atualização dos displays, que é de 90 Hz no Realme 7 e 120 Hz no modelo 5G. Isso significa que os movimentos são mais fluidos no Realme 7 5G do que no modelo 4G, o que deixa as animações mais suaves, incluindo troca de aplicativos e de telas, além de deixar os vídeos e jogos com movimentos mais naturais.

Câmeras

  • Realme 7 5G: 48 MP (principal, f/1.8) + 8 MP (ultra wide, f/2.3, 119º) + 2 MP (macro, f/2.4) + 2 MP (profundidade, f/2.4) + 16 MP (frontal, f/2.1);
  • Realme 7: 64 MP (principal, f/1.8) + 8 MP (ultra wide, f/2.3, 119º) + 2 MP (macro, f/2.4) + 2 MP (profundidade, f/2.4) + 16 MP (frontal, f/2.1).

Realme 7 e Realme 7 5G possuem quase o mesmo conjunto de câmeras. Ambos são equipados com quatro câmeras traseiras, sendo que apenas o sensor principal tem diferença de resolução, enquanto os outros três são a mesma coisa: ultra wide de 8 MP, macro de 2 MP e sensor de profundidade também de 2 MP, além de câmera frontal de 16 MP. As câmeras principais são de 64 MP no modelo 4G que veio ao Brasil e de 48 MP na variante 5G.

Apesar da resolução maior, a diferença na qualidade das imagens é praticamente imperceptível, principalmente na tela do celular. No modo de fotografia principal, ambos fazem uma redução no total de pixels e salvam fotos um pouco menores, mas há um modo de 64 M ou 48 M para aproveitar o máximo da resolução dos sensores.

Os dois modelos também gravam vídeos em 4K nas câmeras principais e Full HD nas selfies.

Processamento e memória

  • Realme 7 5G: MediaTek Dimensity 800U (7 nm, 2x 2,4 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55);
  • Realme 7: MediaTek Helio G95 (12 nm, 2x 2,0 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55).
Versão 4G do Realme 7 tem as quatro câmeras em linha vertical (Imagem: Divulgação/Realme)

O Realme 7 5G é um dos primeiros celulares a trazer um chip da família Dimensity, da MediaTek, ao Brasil. A Plataforma Dimensity 800U tem processador de oito núcleos bastante robusto, com núcleos Cortex-A76 da ARM para o conjunto de alto desempenho, que chega a respeitáveis 2,4 GHz. Seu maior destaque, no entanto, é justamente a compatibilidade com a rede 5G.

A versão 4G do aparelho tem um Helio G95, que também é um bom chipset e traz processador de oito núcleos, sendo os dois mais potentes Cortex-A76 de 2 GHz. A potência total é um pouco inferior, mas na experiência geral do dia a dia ambos vão entregar desempenho ótimo. Mesmo em jogos e apps que exigem mais potência ambos vão ter praticamente as mesmas limitações, mas devem entregar performance satisfatória.

Com relação à memória, mesma capacidade nos dois modelos: 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, que pode ser expandido com um cartão MicroSD de até 256 GB.

Bateria

  • Realme 7 5G: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W;
  • Realme 7: 5.000 mAh com carregamento rápido de 30 W.

Não há nenhuma diferença no departamento de bateria entre os dois modelos. No entanto, é sempre bom lembrar que mais recursos consomem mais energia, e o modelo 5G além da tela com taxa de atualização maior, também tem suporte à quinta geração da banda larga móvel e possui núcleos de processamento mais potentes, o que também afeta na eficiência energética.

Realme 7 5G tem bateria e recarga iguais à versão 4G (Imagem: Divulgação/Realme)

Em resumo, o Realme 7 5G pode entregar um pouco menos de tempo de uso que seu irmão 4G, apesar de a diferença não ser suficiente para justificar a escolha pelo segundo unicamente por conta disso.

Ambos ainda possuem o mesmo carregamento rápido, com o adaptador já na caixa. Segundo a fabricante, tanto o Realme 7 5G quanto o Realme 7 contam com recarga rápida de 30 W, que promete entregar 50% de bateria em 26 minutos e uma recarga completa em 65 minutos.

Recursos extras

Os dois também não trazem grandes destaques em relação aos recursos extras, com Wi-Fi 5, Bluetooth 5.0, NFC, leitor de digitais integrado ao botão de energia, conector P2 de 3,5 mm para fones de ouvido e alto-falante mono com certificação de áudio de alta definição.

A única mudança nesse sentido é, realmente, o suporte ao 5G, presente apenas no modelo lançado em abril. Ambos também rodam o Android 10 ainda, com previsão de chegada do 11 em breve.

Realme 7 5G vs Realme 7: qual vale mais a pena?

Resumindo, portanto, temos dois celulares praticamente idênticos, com algumas vantagens para o lançamento mais recente. O Realme 7 5G é uma opção para quem compra celular pensando em ficar dois anos ou mais com o mesmo aparelho, ao passo que o Realme 7 pode ser mais interessante para quem gosta de trocar de modelo com mais frequência, pois assim gasta um pouco menos e consegue ter praticamente a mesma experiência.

Há vantagens, sim, no Realme 7, como uma duração de bateria um pouco maior, por conta dos recursos a menos, e a resolução da câmera principal, que pode entregar resultados mais nítidos em alguns cenários.

Versão prateada do Realme 7 4G é mais discreta que a do 5G (Imagem: Divulgação/Realme)

Por outro lado, o Realme 7 5G já está pronto para o futuro com o 5G e é pouca coisa mais potente, além de ter tela com taxa de atualização maior que o irmão 4G. E na primeira semana após o lançamento está com preço muito bom, que certamente faz com que valha mais a pena, já que pode ser adquirido por R$ 1.899 à vista, ou R$ 1.999 divididos em até 12 vezes.

Sempre bom notar que o 5G ainda é muito limitado no Brasil, presente apenas com o 5G DSS em poucas localidades, e sem um 5G real por ora. Mas fica o reforço: dá para aproveitar a oportunidade de já trocar de celular para um modelo compatível para já estar pronto para a conexão mais veloz assim que ela chegar à sua cidade, o que deve começar a acontecer em 2022. Para quem troca de celular com frequência não muito grande, é um investimento que pode valer a pena.

E você, qual dos dois escolheria e por quê? Concorda com nosso veredito? Conte-nos abaixo no campo de comentários. Sua opinião pode ajudar outras pessoas em dúvida.

Realme 7 5G: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 120 Hz;
  • Chipset: MediaTek Dimensity 800U Octa-core (7 nm, 2x 2,4 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55);
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR4x;
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS 2.1;
  • Câmera traseira: 48 MP (f/1,8, principal) + 8 MP (f/2,3, ultra-wide) + 2 MP (f/2,4, macro) + 2 MP (f/2,4, profundidade);
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2,1);
  • Dimensões: 162,2 x 75,1 x 9,1 mm;
  • Peso: 195 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga com fio de 30 W (incluído);
  • Extras: Dual 5G, leitor de digitais lateral, entrada para fone de ouvido, Bluetooth 5.0;
  • Cores disponíveis: azul ou prata;
  • Sistema operacional: Android 10 com personalização Realme UI.

Realme 7: ficha técnica

  • Tela: IPS LCD de 6,5 polegadas com resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 90 Hz;
  • Chipset: MediaTek Helio G95 Octa-core (12 nm, 2x 2,05 GHz Cortex-A76 + 6x 2,0 GHz Cortex-A55);
  • Memória RAM: 8 GB LPDDR4x;
  • Armazenamento interno: 128 GB UFS 2.1;
  • Câmera traseira: 64 MP (f/1,8, principal) + 8 MP (f/2,3, ultra-wide) + 2 MP (f/2,4, macro) + 2 MP (f/2,4, profundidade);
  • Câmera frontal: 16 MP (f/2,1);
  • Dimensões: 162,3 x 75,4 x 9,4 mm;
  • Peso: 197 gramas;
  • Bateria: 5.000 mAh, recarga com fio de 30 W (incluído);
  • Extras: 4G, leitor de digitais lateral, entrada para fone de ouvido, Bluetooth 5.0;
  • Cores disponíveis: azul ou branco;
  • Sistema operacional: Android 10 com personalização Realme UI.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.