Publicidade

Qual iPhone você NÃO deve comprar na Black Friday 2025?

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Victor Lenze / Canaltech
Victor Lenze / Canaltech
Tudo sobre Apple

Comprar um iPhone é uma experiência de satisfação para muitas pessoas, mas pode gerar alguma confusão. Afinal, nem todo mundo tem um orçamento da NASA para bancar o aparelho do ano. Optar por um modelo mais antigo é uma boa solução custo-benefício, mas é preciso estar consciente para evitar problemas com o sistema operacional ou desempenho. Confira quais iPhones evitar na Black Friday de 2025.

A falta de atualizações de software é um dos principais vilões em aparelhos antigos. Sem as novas versões do iOS, seu celular para de receber novos recursos, correções de segurança e, com o tempo, muitos aplicativos deixam de funcionar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Problemas técnicos, como baterias desgastadas, falta de peças para reposição, manutenção não especializada em aparelhos recondicionados também podem transformar o sonho do iPhone novo em um pesadelo. 

1. Qualquer iPhone com 64 GB de armazenamento

Vamos ser objetivos. Em 2025, 64 GB de armazenamento é muito pouco. Só o sistema operacional já ocupa uma parte considerável desse espaço. O que já torna a gestão de espaço de armazenamento um baita desafio.

Todas as mídias aumentaram de tamanho: aplicativos, jogos, fotos e vídeos. Com essa maior exigência de muito mais espaço, usar um aparelho com 64 GB de armazenamento é viver em um eterno “tapa aqui, descobre ali”, tendo que lidar com a frustração de apagar um arquivo por baixar outro constantemente. 

Continua após a publicidade

A maioria das pessoas não precisa de um aparelho com 256 ou 512 GB de armazenamento, porém modelos com 128 GB aparecem como uma quantidade funcional para usuários básicos.

2. Toda a linha iPhone 11 (11, 11 Pro e 11 Pro Max)

O iPhone 11 foi um sucesso de vendas em seu tempo, mas em 2025 não é uma boa opção. Ele está no fim da fila para receber atualizações do iOS, mesmo que tenha recebido o novo iOS 26, o aparelho já é considerado “vintage” pela Apple. Isso significa que em breve pode se tornar obsoleto e não ter acesso à assistência técnica oficial.

Continua após a publicidade

Além disso, a tela do modelo padrão é de LCD, uma tecnologia inferior às telas OLED dos modelos mais recentes. A falta de 5G também pesa contra ele, já que a nova tecnologia de rede está cada vez mais presente. 

Para os modelos Pro, existe o risco elevado de comprar um aparelho usado com a bateria desgastada ou com peças trocadas, portanto é preciso estar muito atento.

Caso o aparelho seja encontrado, em um preço muito barato, na faixa de R$ 1.000, pode ser atrativo, mas pode sair caro quando o desempenho começar a cair e os aplicativos pararem de funcionar. Seria interessante economizar e pegar um modelo menos antigo ou um Android atual na mesma faixa de preço.

3. iPhone XR, XS e XS Max

Continua após a publicidade

Lançados em 2018, esses modelos já estão no limite do suporte da Apple. Inclusive, a linha X teve o iOS 18 como última versão atualizada do sistema operacional, ficando de fora da atualização para o iOS 26.

Comprar um desses aparelhos em 2025 é arriscar ter um celular que em pouco tempo não será compatível com os aplicativos mais novos, pode ficar vulnerável a falhas de segurança.

O iPhone XR, por exemplo, conta com 3 GB de RAM, o que é pouco para os padrões atuais. Mesmo que sejam encontrados por preços baixos, o investimento não compensa a longo prazo, pois a experiência de uso será cada vez mais limitada

Continua após a publicidade

4. iPhone SE (2ª e 3ª geração)

Apesar de terem um processador mais recente, os modelos SE pecam pelo design ultrapassado, com bordas grandes e tela pequena. A experiência de uso não tem comparação com o que é oferecido por iPhones mais modernos. 

O custo-benefício também não é dos melhores, já que existem outras opções no mercado que oferecem mais por um preço similar. 

Continua após a publicidade

Em 2025, o visual antigo e a tela pequena fazem com que ele pareça um aparelho de outra década, e o investimento em um modelo mais novo, mesmo que seja um pouco mais caro, trará muito mais satisfação.

5. iPhone 12 Mini

O iPhone 12 Mini é um celular compacto e potente, mas tem um grande problema: a bateria. 

Continua após a publicidade

A duração da bateria é consideravelmente menor do que a dos outros modelos da linha 12, o que pode ser um grande incômodo no dia a dia. Se você precisa de um celular que aguente um dia inteiro de uso, o 12 Mini não é a melhor escolha. 

O preço pode ser menor que o dos irmãos maiores, mas a necessidade de andar com um carregador e power bank para todo lado anula a vantagem

6. Modelos anteriores ao iPhone X

Continua após a publicidade

Qualquer iPhone lançado antes do X, como o 8, 7 e 6s, já é considerado obsoleto. Eles não recebem mais atualizações há algum tempo. Por exemplo, iPhone 8 tem o iOS 16 como sua última versão do sistema operacional.

A falta de atualizações pode torná-los incompatíveis com muitos aplicativos e vulneráveis a ameaças de segurança. A melhor opção é evitar esses aparelhos, mesmo que preços baixos sejam convidativos. 

Como se tratam de aparelhos muito antigos, o desgaste de bateria provavelmente será um problema e há grandes chances que esses aparelhos já tenham sido abertos para troca da bateria original e outros componentes, o que pode ser um ponto de atenção relacionado à longevidade do aparelho.

É importante comprar um aparelho que caiba no seu orçamento, atenda às suas necessidades, mas que não gere frustrações e aborrecimentos no futuro. 

Continua após a publicidade

Leia mais no Canaltech